As bases psicológicas da educação brasileira e a formação docente no capitalismo contemporâneo
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste artigo é realizar o resgate e a reflexão das bases psicológicas da educação brasileira e da formação docente no capitalismo contemporâneo, tendo em vista que o apanhado histórico concernente à psicologia em sua démarche como ciência é de suma importância para compreender o papel da psicologia na educação. Para tal intento, nos apoiamos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar as contradições e os determinantes do real. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se que a institucionalização do saber psicológico na educação, como ferramenta de construção da subjetividade dos indivíduos, pretende postular-se como um saber neutro, porém, devemos ter ciência que nossas práticas sociais não são neutras, e sim, contraditórias, repletas de ideologias norteadoras das práxis educacionais. Reconhecemos que tanto a psicologia quanto a educação hegemônica atuam como instrumentos de reforma, contrários a prática revolucionária, única ferramenta real de transformação social.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 01 jan. 2018.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. A psicologia no Brasil e suas relações com o marxismo. In: VILELA-JACÓ, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da psicologia: rumos e percursos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nau, 2011. p. 503-513.
COSTA, G. M. da. Contribuição da análise imanente à pesquisa de textos. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 1, v. 1, Fortaleza, jan. 2009. p. 24-33 Disponível em: http://www.armadacritica.ufc.br/phocadownload/gilmaisa.pdf. Acesso em: 05 jan. 2018
ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, R. (Org.) A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx e Engels. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
FERREIRA, A. A. L. Da psicologia ideológica à psicologia revolucionária: marxismo na psicologia ocidental. In: VILELA-JACÓ, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da psicologia: rumos e percursos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nau, 2011. p. 159-168.
FRERES, H. A. et al. Apontamentos sobre a relação ontogenética entre trabalho e conhecimento. Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 33, p. 11-21, jan./jul. 2012. ISSN 2318-1982. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/39. Acesso em: 03 jan. 2018.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução. Célia Neves e Alderico Toríbio. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1976.
LESSA. S. Para compreender a ontologia de Lukács. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. 240 p. (Coleção filosofia; 19).
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
LIMA, M. F. Trabalho, reprodução social e educação em Lukács. 2009. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2009.
LUKÁCS, G. O Trabalho. In: LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 41-157.
MASSIMI, M. O processo de institucionalização do saber psicológico no Brasil do século XIX. In: VILELA-JACÓ, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da psicologia: rumos e percursos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nau, 2011. p. 159-168.
MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
MARX, K. O Manifesto Comunista. 18ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846); tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MORAES, M. C. M. (org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
TONET, I. Educação contra o Capital. Maceió: EDUFAL, 2007.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 07-19, set. 2011a. ISSN 2178-4442. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667. Acesso em: 01 jan. 2018.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2011b.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.