Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentação
O Curso de Serviço Social e o Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no sentido de continuar a tarefa de divulgar os conhecimentos produzidos sobre a realidade social de autores/pesquisadores comprometidos com a socialização e divulgação de seus estudos, apresentam o volume 10.1 da Revista Emancipação.
A Revista Emancipação tem se destacado em âmbito nacional e internacional por cumprir com o compromisso de subsidiar o debate acadêmico e o trabalho profissional nas diversas áreas de conhecimento, as quais são alcançadas com suas publicações.
Esta edição conta com artigos científicos que materializam ainda mais este compromisso com a socialização do conhecimento produzido e tão requisitado em nossa sociedade atual, sendo oriundo de diferentes áreas e diferentes localidades territoriais.
Para um início de leitura, apresentamos um bloco de três artigos com fundamentações teóricas que se propõem úteis para compreensão da realidade. O artigo sobre a Teoria da Dependência, delineada a partir de 1970, visa apontar alcances e limites enquanto proposta de leitura da realidade econômica do continente latino-americano. O segundo, numa visão crítica, irá debater a questão de como o projeto político da “Terceira Via” ainda serve para orientar a dominação burguesa em nosso tempo. Quanto ao terceiro artigo, analisa a trajetória de Empreendimentos de Economia Solidária de agricultores feirantes e de catadores, buscando entender sua inserção no processo de desenvolvimento local e sua contribuição para a emancipação dos atores envolvidos.
Um enfoque a partir das minorias se faz presente no artigo “Educação, trabalho e gênero na sociedade indígena”; um texto que discute o papel da mulher indígena Kaingang no Paraná focando sua importância na comunidade. Dentre os fatores analisados, estão as questões socioeconômicas, políticas, educacionais e linguísticas. Na sequência, dispomos de um artigo que, ao abordar o modelo atual de atendimento aos adolescentes autores de atos infracionais, visa articular a discussão dessa problemática com o conjunto de questões que perpassam a construção dos direitos da criança e do adolescente no país.
Dando seguimento aos trabalhos, o leitor vai encontrar em “Imaginação e burocratização das relações”, um estudo que pretende realizar uma aproximação entre literatura infantil e psicologia social, bem como a questão de como a imaginação na criança pode se tornar uma reação à burocratização das relações, a partir da análise de conteúdo da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Outro artigo ainda, “Do original à cópia: a voz dos estilistas sobre a criação da moda”, procura entender as criações realizadas por estilistas no âmbito da moda, utilizando a história oral, na busca de contextualizar as criações realizadas por esses profissionais.
Já o artigo “Pensar o ser na poesia: Heidegger leitor de Hölderlin”, apresenta como, “para Heidegger, a linguagem e, mais precisamente, a poesia, são entendidas como o lugar privilegiado de manifestação do Ser”.
Ainda por ocasião dos 35 Anos do curso de Serviço Social, a visita com a palestra de Myrian Veras Baptista, “Pesquisa social, prática profissional e interdisciplinaridade”, aqui transcrita, apresenta reflexões sobre o processo de pesquisa social e desafios que são apresentados aos profissionais no cotidiano de sua prática.
Para finalizar, a partir do livro de Zygmunt Bauman, Confiança e medo na cidade, é realizada uma resenha que tem por objetivo apresentar os recursos de análise usados pelo autor da obra para substanciar o debate do espaço urbano enquanto política de gestão participativa e democrática.
Profª. Drª. Reidy Rolim de Moura Profª. Drª. Selma Maria Schons
Coordenação da Revista Emancipação
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.