Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Prezados/as leitores/as,
No intuito de socializar o conhecimento produzido através de pesquisas científicas na área do Serviço Social e nas áreas afins às Ciências Sociais, o Curso de Serviço Social e o Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, apresentam o volume 11.1 da Revista Emancipação.
Neste volume os artigos abordam diferentes temas, porém com enfoque comum em abordar fundamentos à cidadania, ao trabalho, as políticas sociais, bem como, a emancipação humano-social, discutindo alternativas para o enfrentamento de situações contemporâneas polêmicas.
Temas gerais que interessam a todos os que pensam e trabalham as políticas sociais darão a abertura deste número com o artigo “Apontamentos acerca dos métodos de pesquisa nas Ciências Sociais”, onde as autoras fazem uma aproximação de distintos autores clássicos num primeiro momento e, num segundo, afirmam a metodologia como uma construção decorrente da relação sujeito/objeto. Na seqüência, o artigo “Governança Pública: um desafio à democracia” conclui que a “Governança pública” desponta como um importante arranjo institucional para a operacionalização dos princípios democráticos.
Com a temática referente ao mundo do trabalho abrimos este bloco de artigos com A Trajetória Histórica da formação profissional no Brasil, a relação entre Educação e trabalho no contexto da formação profissional. Em “Das demandas dos trabalhadores às estratégias do capital: o sindicalismo no torvelinho da integração regional” propõe-se uma “exaustiva revisão dos procedimentos” a partir da trajetória e a atuação sindical no âmbito do Mercosul. A “Motivação para o trabalho e o comportamento humano nas organizações”, fortalecidos pelos elementos oriundos da psicologia e da psicanálise, é a contribuição do próximo artigo. “Policiais militares em greve oportunidades e restrições à ação coletiva” expõe como, numa reivindicação por aumento salarial e direito de participação, se evidencia um “conflito entre o direito e a norma”.
Fechando esse bloco de artigos em relação ao mundo do trabalho mostra-se como numa situação de vulnerabilidade social e incapacidade de absorção da força do trabalho a captura pela ilegalidade torna um caminho muito próximo está em “Considerações sobre o narcotráfico no Marajó: reflexões sobre o desemprego e a ilegalidade”.
Em contrapartida, no fortalecimento do direito e acesso à justiça vem as reflexões da autora no artigo “Da contribuição dos Juizados Especiais na consagração do direito de acesso à justiça previsto na Constituição de 1988”.
Os “Desafíos del trabajo social frente a las desigualdades” vem completar esta reflexão num aporte que nos faz Vicente Faleiros, apontando para um compromisso crítico com a transformação da sociedade.
Para finalizar este número, em “La lógica interna y los dominios de acción motriz de lãs situaciones motrices de expresión (SME)”, somos lembrados que a expressão está presente na cotidianeidade corporal e é sempre portadora de uma intencionalidade expressiva-comunicativa. É a reflexão de uma contribuição especial de autores de Educação Física que vem da Espanha.
Desejamos a todos/as uma boa leitura e aproveitamento para enriquecimento da ciência no país a partir do conteúdo apresentado nesta edição da revista.
Reidy Rolim de Moura
Selma Maria Schons
Coordenação Revista Emancipação
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.