Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentação
No intuito de socializar o conhecimento produzido através de pesquisas científicas na área do Serviço Social e nas áreas afins às Ciências Sociais, o Curso de Serviço Social e o Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, apresentam o volume 10.2 da Revista Emancipação.
Neste volume os artigos abordam diferentes temas, porém com enfoque comum em abordar fundamentos para a construção científica, formação e intervenção profissional, compreensão das políticas sociais, assim como a emancipação humano-social, discutindo alternativas para o enfrentamento de situações contemporâneas polêmicas.
Como primeiro artigo do presente número da revista, temos “A Individualização”, como um tema de análise sociológica contemporânea, a partir de Ulrich Beck, apresentando características e ambivalências sobre a mesma. Por outro lado, aponta para a importância dessa leitura para as diversas profissões que lidam e atuam junto aos indivíduos e sujeitos sociais.
Na seqüência, um texto que resulta da palestra da professora Minayo na UEPG, onde trabalhou especialmente os conceitos da “disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade”, como contribuição na construção do conhecimento que também deve subsidiar a prática transformadora. Ainda, na linha da intervenção profissional, vem de Portugal uma contribuição para a construção de um modelo de intervenção do Serviço Social com o artigo “Abordagem Polissémica da prática do Serviço Social nos cuidados de saúde:...”. Na voz das autoras, “a polissemia enquanto modelo de organização da prática profissional procura (...) englobar uma visão holística e reflexiva da prática profissional”. Com um olhar crítico, a autora do próximo artigo conduz uma pesquisa para verificar como na construção da ciência e da tecnologia o viés de gênero, com sutis discriminações, se faz presente no seu artigo “Ciência e tecnologia: expressões sutis da discriminação de gênero?”.
O estágio como um canal importante, tanto na formação profissional quanto de sua inserção profissional, que também se presta para flexibilizar as relações de emprego e precarizar as condições de inserção e permanência no mercado de trabalho trata o artigo “Estágio: da interface entre a escola e o mercado à configuração de uma relação de trabalho de novo tipo”. Ainda, na linha da formação profissional, temos uma contribuição para o debate sobre as organizações, em artigo que busca “avaliar as práticas de Educação Corporativa a Distância por meio do modelo de Kirkpatrick”, que concebe o método de avaliação nos níveis de reação, aprendizado, comportamento e resultado. Próximo a essa temática, temos o artigo que trata das “Tecnologias da Informação e o Serviço social”, com destaque para o caráter estratégico que as tecnologias da informação podem ter para o exercício profissional, contanto que a incorporação desse recurso esteja subordinado aos princípios e valores existentes no projeto ético-político profissional.
Seguem dois artigos, que de forma mais central se ocupam das políticas sociais. Isto aparece no artigo que objetiva retratar e analisar a presença da família na trajetória do sistema de proteção social brasileiro, - do seu “enfoque difuso à centralidade”-, bem como desvendar as contradições de sua recente ascensão à cena pública, em especial com relação à política da Assistência Social. Já o artigo “Configuração e atribuições do Conselho Tutelar” aponta para alguns entraves e contradições, acentuando também algumas virtualidades potenciais para que o Conselho Tutelar possa ser reconhecido e respeitado como um órgão de defesa.
No artigo “Suicídios: fato social e desenvolvimentismo na base dos atentados contra a vida”, o autor nos convida a olhar para a “plurisignificação das ações ao invés de comportamentos tipificados”, quando constata que agricultores no Brasil têm sido vítimas de tecnologias produtivas que não levam em consideração estudos de impactos para pessoas e meio ambiente.
Profª. Drª. Reidy Rolim de Moura Profª. Drª. Selma Maria Schons
Coordenação da Revista Emancipação
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.