O projeto educacional da Itaipu Binacional para a margem direita paraguaia (1974-1985)

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Denise Kloeckner Sbardelotto
André Paulo Castanha

Resumo

O artigo analisa o “Projeto Educacional da Itaipu Binacional para a margem direita paraguaia”, viabilizado durante o período de construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, entre 1974 e 1985. Na margem direita, o Paraguai organizou uma estrutura ideológica que estava alicerçada em iniciativas de educação formal e não-formal, viabilizadas nas Vilas Habitacionais
e Canteiro de Obras. Sob pressupostos do materialismo histórico-dialético, esta pesquisa utilizou instrumentos teóricos, bibliográficos, documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluímos que o convênio entre Itaipu Binacional e o “Ministerio de Educación y Culto – MEC” garantiu o controle da entidade e dos representantes do convênio sobre as instituições, a segregação entre as Áreas Habitacionais, espaços de lazer, escolas e colégios. Tratava-se de um aparato ideológico destinado aos trabalhadores e seus dependentes, como forma de disciplinamento e controle, dentro e fora da Usina. 

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Como Citar
SBARDELOTTO, D. K.; CASTANHA, A. P. O projeto educacional da Itaipu Binacional para a margem direita paraguaia (1974-1985). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2217852.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/17852. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Kloeckner Sbardelotto, Centro Universitário UniFatecie

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste);  Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ( UEPG). Pedagoga pela Unioeste. Professora do Centro Universitário UniFatecie, nos cursos de Pedagogia e Psicologia. E-mail: deniseklsb@yahoo.com.br

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unioeste

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. E-mail: andrecastanha66@gmail.com

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