The Binational Itaipu educational project for the paraguayan right margin (1974-1985)
Main Article Content
Abstract
This article analyzes the "Itaipu Binational Educational Project for the paraguayan right Margin", made possible during the construction period of the Itaipu Binational Hydroelectric Power Plant between 1974 and 1985m. On the right bank, Paraguay organized an ideological structure that was based on formal and non-formal education initiatives, made possible in the Housing Villages and Construction Site. Under the assumptions of historical-dialectical materialism, this research used theoretical, bibliographic, documentary and semi-structured interviews. It was concluded that, although the control and consensus-building strategies were similar to those used in the Brazilian left margin, in Paraguay there was greater participation of the public power in the provision of formal education, through agreements between the entity and the "Ministry of Education and Cult - MEC ".
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
CANESE, R. Itaipu e as relações paraguaio-brasileiras: uma visão desde a perspectiva paraguaia. In: SCHILLING, P. R.; & CANESE, R. Itaipu: geopolítica e corrupção. São Paulo/PR: CEDI, 1991.
CARDOSO, C. F. Os métodos da história. Rio de Janeiro/RJ: Graal, 1981.
CAUBET, C. As grandes manobras de Itaipu: energia, diplomacia e direito na Bacia do Prata. São Paulo/SP: Acadêmica, 1989.
ELÍAS, R.; CHAPARRO, E. S. La educación en tiempos de Stroessner. s/d. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/95001398/La-educacion-en-tiempos-de-Stroessner Acesso em: 20/04/2017.
GOHN, M. da. G. Educação não-formal na pedagogia social. Anais 1º Congresso Internacional de Pedagogia Social. Març./2006.
HARVEY, D. O trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas. Espaço e Debates, São Paulo, Ano II, n.º 6, Jun./set./1982, p. 6-35.
Informativo UNICON – Foz do Iguaçu/PR: 31/01/1981, Ano II, n.º 33; 20/04/1978, nº 1, n.º 5; 09/12/1978, Ano I, n.º 17; 05/06/1980, Ano III, n.º 49; 04/02/1978, Ano I, nº 1.
ITAIPU Binacional. D.MAS/S.Educ./052/1982, de 27/09/1982.
ITAIPU Binacional. Relatório Anual de Itaipu. 1985.
ITAIPU/MEC – Itaipu Binacional/Ministerio de Educación y Culto. Convênio n.º 336, 05/07/1977 (Convenio de Educación entre el Ministerio de Educación y Culto y la Itaipu Binacional).
ITAIPU Binacional. Orientaciones Básicas para la Elaboración del Nuevo Convenio de Educación con el Ministerio de Educación y Culto, 1986.
ITAIPU Binacional – Resolución/Reunión Ordinária do Directorio Ejecutivo: RDE 146-87, 22/12/1987.
ITAIPU Binacional. 40 Años de Historias: hombres y mujeres protagonistas de la historia de Itaipu. Asunción/PY: Fotosíntesis S.A, 2014.
Jornal Diario Hoy – La Plata/ARG: 10/04/1980; 23/08/1980.
LAMBERTI, E. Regulação e Reprodução do Sistema Socioeconômico: análise da trajetória do desenvolvimento do Paraguai. Tese (Programa de Pós-Graduação em Economia). Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2011.
MARQUES et al. La frontera entre el Paraguay y el Brasil y la importancia del territorio, las instituciones y la sociedad en la formación de la identidad “brasiguaya”. In: Notas de población. Naciones Unidas/CEPAL. Año XXXIX, n.º 94, Santiago/CHL, 2012.
MAZZAROLLO, J. A taipa da injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. São Paulo/SP: Loyola, 2003.
MENEZES, A. da M. A herança de Stroessner: Brasil-Paraguai (1955-1980). Campinas/SP: Papirus, 1987.
NICKSON, R. A. El regimen de Stroessner (1954-1989). University of Birmingham. Birmingham/UK. Select Works, 2010. Disponível em: https://works.bepress.com/andrew_nickson/14/ Acesso em: 15/04/2017.
PARAGUAI. Lei n.º 1265, de 04/11/1987 (“Modifica la Ley nº 253/71. Que crea el Servicio Nacional de Promoción Profesional”).
PEREIRA, O. D. Itaipu, prós e contras: ensaio sobre a localização, no Brasil, da maior barragem do mundo e suas implicações em nossa política continental. Rio de Janeiro/RJ: Paz e Terra, 1974.
Revista Construção da Pesada: 1979.
RIVAROLA, D. M. La reforma educativa en el Paraguay. Santiago/CHL: División de Desarrollo Social. Naciones Unidas/CEPAL/ECLAC, 2000.
SILVA, J. da. A Usina de Itaipu e a Operação Condor: o outro lado das relações bilaterais Brasil-Paraguai (1973-1987). (Mestrado em História). PUC/SP, 2010.
SILVA, R. A. A. Brasil – Paraguai. Marcos da política pragmática na reaproximação bilateral, 1954 – 1973. Um estudo de caso sobre o papel de Strossner e a importância de Itaipu. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). UNB, Brasília/DF, 2006.
SOUZA, A. A. de. Itaipu e a urbanização da zona de fronteira do Iguaçu: cidade e conjuntos habitacionais da Usina Hidrelétrica. Dissertação (Mestrado em Urbanismo), PUC/Campinas, 2011.
THEMAG, Engenharia e Gerenciamento Ltda. Relatório. 1982.