O projeto educacional da Itaipu Binacional para a margem direita paraguaia (1974-1985)
Contenu principal de l'article
Résumé
e Canteiro de Obras. Sob pressupostos do materialismo histórico-dialético, esta pesquisa utilizou instrumentos teóricos, bibliográficos, documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluímos que o convênio entre Itaipu Binacional e o “Ministerio de Educación y Culto – MEC” garantiu o controle da entidade e dos representantes do convênio sobre as instituições, a segregação entre as Áreas Habitacionais, espaços de lazer, escolas e colégios. Tratava-se de um aparato ideológico destinado aos trabalhadores e seus dependentes, como forma de disciplinamento e controle, dentro e fora da Usina.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
CANESE, R. Itaipu e as relações paraguaio-brasileiras: uma visão desde a perspectiva paraguaia. In: SCHILLING, P. R.; & CANESE, R. Itaipu: geopolítica e corrupção. São Paulo/PR: CEDI, 1991.
CARDOSO, C. F. Os métodos da história. Rio de Janeiro/RJ: Graal, 1981.
CAUBET, C. As grandes manobras de Itaipu: energia, diplomacia e direito na Bacia do Prata. São Paulo/SP: Acadêmica, 1989.
ELÍAS, R.; CHAPARRO, E. S. La educación en tiempos de Stroessner. s/d. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/95001398/La-educacion-en-tiempos-de-Stroessner Acesso em: 20/04/2017.
GOHN, M. da. G. Educação não-formal na pedagogia social. Anais 1º Congresso Internacional de Pedagogia Social. Març./2006.
HARVEY, D. O trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas. Espaço e Debates, São Paulo, Ano II, n.º 6, Jun./set./1982, p. 6-35.
Informativo UNICON – Foz do Iguaçu/PR: 31/01/1981, Ano II, n.º 33; 20/04/1978, nº 1, n.º 5; 09/12/1978, Ano I, n.º 17; 05/06/1980, Ano III, n.º 49; 04/02/1978, Ano I, nº 1.
ITAIPU Binacional. D.MAS/S.Educ./052/1982, de 27/09/1982.
ITAIPU Binacional. Relatório Anual de Itaipu. 1985.
ITAIPU/MEC – Itaipu Binacional/Ministerio de Educación y Culto. Convênio n.º 336, 05/07/1977 (Convenio de Educación entre el Ministerio de Educación y Culto y la Itaipu Binacional).
ITAIPU Binacional. Orientaciones Básicas para la Elaboración del Nuevo Convenio de Educación con el Ministerio de Educación y Culto, 1986.
ITAIPU Binacional – Resolución/Reunión Ordinária do Directorio Ejecutivo: RDE 146-87, 22/12/1987.
ITAIPU Binacional. 40 Años de Historias: hombres y mujeres protagonistas de la historia de Itaipu. Asunción/PY: Fotosíntesis S.A, 2014.
Jornal Diario Hoy – La Plata/ARG: 10/04/1980; 23/08/1980.
LAMBERTI, E. Regulação e Reprodução do Sistema Socioeconômico: análise da trajetória do desenvolvimento do Paraguai. Tese (Programa de Pós-Graduação em Economia). Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2011.
MARQUES et al. La frontera entre el Paraguay y el Brasil y la importancia del territorio, las instituciones y la sociedad en la formación de la identidad “brasiguaya”. In: Notas de población. Naciones Unidas/CEPAL. Año XXXIX, n.º 94, Santiago/CHL, 2012.
MAZZAROLLO, J. A taipa da injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. São Paulo/SP: Loyola, 2003.
MENEZES, A. da M. A herança de Stroessner: Brasil-Paraguai (1955-1980). Campinas/SP: Papirus, 1987.
NICKSON, R. A. El regimen de Stroessner (1954-1989). University of Birmingham. Birmingham/UK. Select Works, 2010. Disponível em: https://works.bepress.com/andrew_nickson/14/ Acesso em: 15/04/2017.
PARAGUAI. Lei n.º 1265, de 04/11/1987 (“Modifica la Ley nº 253/71. Que crea el Servicio Nacional de Promoción Profesional”).
PEREIRA, O. D. Itaipu, prós e contras: ensaio sobre a localização, no Brasil, da maior barragem do mundo e suas implicações em nossa política continental. Rio de Janeiro/RJ: Paz e Terra, 1974.
Revista Construção da Pesada: 1979.
RIVAROLA, D. M. La reforma educativa en el Paraguay. Santiago/CHL: División de Desarrollo Social. Naciones Unidas/CEPAL/ECLAC, 2000.
SILVA, J. da. A Usina de Itaipu e a Operação Condor: o outro lado das relações bilaterais Brasil-Paraguai (1973-1987). (Mestrado em História). PUC/SP, 2010.
SILVA, R. A. A. Brasil – Paraguai. Marcos da política pragmática na reaproximação bilateral, 1954 – 1973. Um estudo de caso sobre o papel de Strossner e a importância de Itaipu. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). UNB, Brasília/DF, 2006.
SOUZA, A. A. de. Itaipu e a urbanização da zona de fronteira do Iguaçu: cidade e conjuntos habitacionais da Usina Hidrelétrica. Dissertação (Mestrado em Urbanismo), PUC/Campinas, 2011.
THEMAG, Engenharia e Gerenciamento Ltda. Relatório. 1982.