Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária

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Antônio Domingos Moreira
Jamile de Souza Soares
https://orcid.org/0000-0003-3732-5274

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa conduzida pelo grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC/UESB, no mês de maio de 2020, com a seguinte temática: “Os desafios enfrentados pelos docentes na utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto emergencial nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia, no contexto da pandemia da Covid-19”. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa, nortearam em investigar a formação docente no campo, observar a utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto e compreender os desafios do sistema educacional no estado da Bahia. Tivemos como instrumentos na coleta dos dados, um questionário disponibilizado via plataforma eletrônica do Google aplicado com 756 docentes da Educação Básica e Superior, que discutem a Educação do Campo no contexto do estado da Bahia. Para isso, utilizamos como método, uma aproximação com o Materialismo Histórico Dialético – MHD. Os resultados da pesquisa demonstraram a falta de políticas públicas educacionais, principalmente, na Educação do Campo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, A. D.; SOARES, J. de S. Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118144.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18144. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano e Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica - Faculdade Montenegro; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC; Integrante da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais - Rede PECC - MS; E-mail: tony.dom1987@gmail.com

Jamile de Souza Soares, Universidade Estadual do Oeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (PPGEd/UESB); Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade Gepemdecc/CNPq. E-mail: jamsouza_2016@hotmail.com

 

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