Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária

Conteúdo do artigo principal

Antônio Domingos Moreira
Jamile de Souza Soares
https://orcid.org/0000-0003-3732-5274

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa conduzida pelo grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC/UESB, no mês de maio de 2020, com a seguinte temática: “Os desafios enfrentados pelos docentes na utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto emergencial nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia, no contexto da pandemia da Covid-19”. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa, nortearam em investigar a formação docente no campo, observar a utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto e compreender os desafios do sistema educacional no estado da Bahia. Tivemos como instrumentos na coleta dos dados, um questionário disponibilizado via plataforma eletrônica do Google aplicado com 756 docentes da Educação Básica e Superior, que discutem a Educação do Campo no contexto do estado da Bahia. Para isso, utilizamos como método, uma aproximação com o Materialismo Histórico Dialético – MHD. Os resultados da pesquisa demonstraram a falta de políticas públicas educacionais, principalmente, na Educação do Campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, A. D.; SOARES, J. de S. Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118144.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18144. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano e Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica - Faculdade Montenegro; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC; Integrante da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais - Rede PECC - MS; E-mail: tony.dom1987@gmail.com

Jamile de Souza Soares, Universidade Estadual do Oeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (PPGEd/UESB); Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade Gepemdecc/CNPq. E-mail: jamsouza_2016@hotmail.com

 

Referências

BRANCO, J. C.; NEVES, I. S. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: < http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao >. Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, nº 191-A. Brasília, DF: 05 out. 1988. Senado Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 15 abr. 2021.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In. ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAVALCANTE, R. L. A. A escola rural e seu professor no “Campo das Vertentes”. 2003. Tese (Curso de Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2003.

CAVALCANTE, L. O. H. Das práticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas no rural. Ensaio: avaliação, políticas públicas e Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 549-564, jul./set. 2010.

CPT - COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Massacres no Campo em 2020. Disponível em: https://cptnacional.org.br/downlods/category/18-jornal-pastoral-da-terra. Acessado em: 14 de Out. 2021.

FREITAS, H. C. A. A Construção da Rede Sócio Técnica de Educação de Assentados da Reforma Agrária: o Pronera. 2007. 235F. Tese (Doutorado em Sociologia Política) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FRIGOTO, G. Educação Politécnica. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. R. J. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GEPEMDECC - Grupo de estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Os Impactos das tecnologias Educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no Estado da Bahia no Contexto da pandemia de Covid-19. Vitória da Conquista - BA; Maio, 2020.

GUSMÃO, R. A terceirização de serviços na contra-reforma do Estado. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 70, p. 92-114, jul. 2002.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira de 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acessado em 14 de Out. 2021.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução Célia Neves e Alderico Toribio. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LOBO, L. A precarização do trabalho docente nas escolas públicas estaduais da Bahia. Revista Florestan, Ano 1 (2014), n.2. Disponível em: http://www.revistaflorestan.ufscar.br/index.php/Florestan/article/view/60. Acesso em: 12 jan. 2021.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. In: Obras escolhidas. Lisboa: Edições Avante, 1982.

NETTO, C. et al. Docência e uso das tecnologias digitais em ensino remoto emergencial. Congresso internacional de Educação e Tecnologia (CIET EnPED), 2020. Disponível em: < https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/download/1456/1111>. Acesso em: 16 jan. 2021.

OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, Jan/Fev/Mar/Abr 2005.

OLIVEIRA, R. et al. Análise das desigualdades intraescolares no Brasil. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n.4, nov. 2013.

OLIVEIRA, D. A.; JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 16 jan. 2021.

OLIVEIRA, M. S. L. et al. Diálogos com docentes sobre o ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

RIBEIRO, C. C.; SCHLEGEL, R. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil (1960 a 2010). In: ARRETCHE, M. (org.) Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp. 2015. p. 133-162.

SANTOS, A.; NUNES, C. Reflexões sobre políticas educacionais para campo brasileiro. Editora Edufba: Salvador/Ba. 2020.

SANTOS, E. N. A política do Proinfo no ensino fundamental: estudo sobre os laboratórios de informática em escolas do campo no município de Vitória da Conquista/ Ba. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.

SANTOS, V. P.; SANTOS, A. R. Relação entre a distorção idade-série nas escolas do campo e as políticas de avaliação. Revista De Estudos em Educação e Diversidade - REED, 1(2), 166-184. 2020. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7687

SARAIVA, K. et al. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em:< https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 13 jan. 2021.

SILVA, L. R; SANTOS, A. R.; LIMA, D. A. Os desafios do ensino remoto na Educação do Campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional. 40 – 66. Itapetinga - Ba, 2020.

SOUZA, M. A. Educação do Campo, desigualdades sociais e educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.33, N.120, p. 745-763, jul. /Set. 2012.

SOUZA. M. F. A extinção da SECADI e o campo da Educação na Conjuntura atual. Justificando, 17 jan. 2019. Disponível em: <http://www.justificando.com. >. Acesso em 18 abr. 2021.

SOUZA, E. Formação inicial de educadores do campo: contribuições do PIBID Diversidade. In: DAVID, C.; BATISTA, N.L.; Ana. A. C. (Org.). Formação inicial e continuada de educadores do campo: vivências, práticas e desafios. 1ed. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020, p. 97-114. Acesso em 18 abr. 2021.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Docente. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNESCO – UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Impactos da COVID-19 na Educação. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 20 abr. 2021.