Condições objetivas do trabalho docente na modalidade remota no contexto da COVID-19: uma análise correlacional em instituições públicas e privadas

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Fernanda Landolfi Maia
Kelen Aparecida da Silva Bernardo

Resumo

Devido à propagação da pandemia da COVID-19, o trabalho remoto tornou-se a principal medida de segurança para a continuidade das atividades laborais. Diversas categorias profissionais, de diferentes setores, foram atingidas e neste artigo dá-se destaque ao trabalho docente. A suspensão das aulas presenciais levou docentes de todos os níveis de ensino, das esferas pública e privada, a exercerem suas atividades na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A partir de metodologia qualitativa e quantitativa, o presente artigo tem como objetivo tecer uma análise correlacional das condições de trabalho remoto - no contexto da pandemia - dos docentes vinculados ao setor público e privado, nos mais diversos níveis de ensino (fundamental, médio, superior). A partir do banco de dados da pesquisa “Trabalho remoto/home office no contexto da pandemia COVID-19”, com filtro para o setor educacional, foi possível identificar, entre os achados do levantamento, que o trabalho remoto em instituições públicas e privadas, assume especificidades distintas, como critérios para metas mais presentes no setor privado. No entanto, questões como intensificação do trabalho e a dinâmica de fragilização do ofício da categoria docente são similares em ambos os setores.

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Como Citar
LANDOLFI MAIA, F.; APARECIDA DA SILVA BERNARDO, K. Condições objetivas do trabalho docente na modalidade remota no contexto da COVID-19: uma análise correlacional em instituições públicas e privadas. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118179.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18179. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Biografia do Autor

Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia pela UFPR. Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduada em Ciências Sociais pela UFPR e Secretariado Executivo pela Faculdade Internacional de Curitiba. Docente do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). E-mail: fernanda.landolfi@gmail.com

Kelen Aparecida da Silva Bernardo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Graduada em Serviço Social pela UEPG. Docente temporária do Departamento de Serviço Social da UEPG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). E-mail: kelenbernardo18@gmail.com.

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