Condições objetivas do trabalho docente na modalidade remota no contexto da COVID-19: uma análise correlacional em instituições públicas e privadas
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Résumé
Devido à propagação da pandemia da COVID-19, o trabalho remoto tornou-se a principal medida de segurança para a continuidade das atividades laborais. Diversas categorias profissionais, de diferentes setores, foram atingidas e neste artigo dá-se destaque ao trabalho docente. A suspensão das aulas presenciais levou docentes de todos os níveis de ensino, das esferas pública e privada, a exercerem suas atividades na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A partir de metodologia qualitativa e quantitativa, o presente artigo tem como objetivo tecer uma análise correlacional das condições de trabalho remoto - no contexto da pandemia - dos docentes vinculados ao setor público e privado, nos mais diversos níveis de ensino (fundamental, médio, superior). A partir do banco de dados da pesquisa “Trabalho remoto/home office no contexto da pandemia COVID-19”, com filtro para o setor educacional, foi possível identificar, entre os achados do levantamento, que o trabalho remoto em instituições públicas e privadas, assume especificidades distintas, como critérios para metas mais presentes no setor privado. No entanto, questões como intensificação do trabalho e a dinâmica de fragilização do ofício da categoria docente são similares em ambos os setores.
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