Objective conditions of teaching in remote modes in the context of COVID-19: a correlational analysis in public and private institutions

Main Article Content

Fernanda Landolfi Maia
Kelen Aparecida da Silva Bernardo

Abstract

Due to the spread of the COVID-19 pandemic, remote work has become the main safety measure for the continuity of work activities. Several professional categories from different sectors were reached and in this article the teaching work is emphasized. The suspension of classroom classes led teachers from all levels of education, from the public and private spheres, to carry out their activities in the form of Emergency Remote Teaching (ERE). Based on a qualitative and quantitative methodology, this article aims to weave a correlational analysis of remote working conditions - in the context of the pandemic - of teachers linked to the public and private sectors. From the database of the educational sector of the research “Remote work/home office in the context of the COVID-19 pandemic”, it was possible to identify that remote work in public and private institutions takes on different specificities as, for example, criteria for goals more common in the private sector private. However, issues such as work intensification and the weakening dynamics of the teaching profession are similar in both sectors.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
LANDOLFI MAIA, F.; APARECIDA DA SILVA BERNARDO, K. Objective conditions of teaching in remote modes in the context of COVID-19: a correlational analysis in public and private institutions. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118179.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18179. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Author Biographies

Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia pela UFPR. Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduada em Ciências Sociais pela UFPR e Secretariado Executivo pela Faculdade Internacional de Curitiba. Docente do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). E-mail: fernanda.landolfi@gmail.com

Kelen Aparecida da Silva Bernardo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Graduada em Serviço Social pela UEPG. Docente temporária do Departamento de Serviço Social da UEPG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). E-mail: kelenbernardo18@gmail.com.

References

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, Ricardo. O vilipêndio da COVID-19 e o imperativo de reinventar o mundo. O Social em Questão, v. 24, n. 49, jan./abr., 2021.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva. Flexibilização contratual no setor público: condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/xABQZ Acesso em: 21 de jan. 2021.

BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia Covid-19. Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), v. 8, n.14, p. 1-32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/issue/view/983/showToc Acesso em: 23 de abr. 2021.

BRASIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 23 abr. 2021.

BRASIL. Instrução Normativa n. 65, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395. Acesso em: 6 maio 2021.

BRASIL. Lei n. 6.019, de 3 e janeiro de 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6019.htm. Acesso em: Acesso em: 12 jun. 2021

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 6 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Assessoria de Comunicação Social do MEC. Notícia. Comitê Operativo de Emergência monitora unidades de educação no combate à COVID-19. A finalidade é debater e definir medidas de combate à disseminação da pandemia da COVID-19 em instituições de ensino. 24 mar. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/lvxIR. Acesso em: 19 jun. 2021.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Casa Civil, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Portaria n. 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC n. 343, de 17 de março de 2020c. Brasília: Casa Civil, 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Projeto de Lei n. 5.581, de 17 de dezembro de 2020. Dispõe sobre o teletrabalho, realizado fora das dependências do empregador, e altera disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e dá outras providências. Disponível em: encurtador.com.br/jvLV5. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRIDI, Maria Aparecida. Teletrabalho em tempos de pandemia e condições objetivas que desafiam a classe trabalhadora. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; POCHMANN, Marcio. A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva, 2020. p. 173-205.

CASTRO, Bárbara Geraldo de. Afogados em contratos: o impacto da flexibilização do trabalho nas trajetórias dos profissionais de TI. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Campinas, Campinas (SP), 2013.

DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho: a intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

GUSSO, Hélder Lima; et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.

HODGES, C.; et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-differencebetween-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 16 maio 2020.

MAIA, Fernanda Landolfi. O paradoxo da intensificação: uma análise do trabalho dos professores de ensino superior público federal. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/37352. Acesso em: 11 out. 2020.

MAIA, Fernanda Landolfi; BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva. O trabalho docente e o setor educacional. In: BRIDI, Maria Aparecida da Cruz (coord.). Relatório técnico da pesquisa: trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19: parte II. Curitiba: GETS/UFPR; REMIR, 2020a. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/index.php/remir-2 . Acesso em: 18 out. 2020.

MANCEBO, Denise. Trabalho remoto na educação superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia. Revista USP, n. 127, p. 105-116, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180086/166676. Acesso em: 18 abr. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MPT (Ministério Público do Trabalho). Procuradoria Geral do Trabalho. Nota técnica: GT COVID 19. nov. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/nota-tecnica25062020.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.

OIT (Organização Internacional do Trabalho). A COVID-19 e o setor da educação. Síntese setorial OIT. 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo-lisbon/documents/publication/wcms_746836.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

OLIVEIRA, Daniela Ribeiro de. Do fim do trabalho ao trabalho sem fim: o trabalho e a vida dos trabalhadores digitais em home office. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10792. Acesso em: 14 mar. 2021.

PEREIRA, Eva Waisros; MORAES Raquel de Almeida. História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil. In: SOUZA Amaralina Miranda de; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Orgs.). Educação superior a distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília: UnB, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade pós-pandêmica. Outras Palavras, 2 jul. 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/boaventura-a-universidade-pos-pandemica. Acesso em 27 abr. 2021.

VASCONCELOS, Silmar. Sistematização e organização da base de dados de pesquisa científica de vitivinicultura para a criação do conhecimento na EPAMIG. 2018. Projeto de Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) - Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, Belo Horizonte, 2018.