O trabalho remoto como imperativo: possibilidades da prática profissional interdisciplinar na política de educação

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Almira Almeida Cavalcante
https://orcid.org/0000-0002-8703-6107
Magdeliny Lima de Albuquerque
Irisneide Antonio de Lacerda

Resumo

O presente artigo versa sobre os desafios postos à prática profissional no âmbito da política de educação, face à emergência da pandemia da
Covid-19. O objetivo do estudo é pautar as possibilidades de efetivação da prática profissional interdisciplinar do Serviço Social e da Psicologia na educação básica a partir do ensino remoto. Passado mais de um ano de pandemia, a comunidade científica ainda assegura que, na falta de vacina, o isolamento social é a estratégia mais eficaz para evitar a proliferação do vírus.  As relações de trabalho foram impactadas com novas formas de atuação, e a atividade laboral foi reinventada nos formatos: remota, online ou home office. Fundamentados na teoria crítica reflexiva, utilizamos a metodologia da observação participante e pesquisa documental. Os resultados registram as nuances da intervenção no formato virtual: pelo Serviço Social no que tange às condições objetivas do processo, e pela psicologia quanto ao desafio da socialização, ante as especificidades do ensino remoto.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTE, A. A.; LIMA DE ALBUQUERQUE, M.; ANTONIO DE LACERDA, I. O trabalho remoto como imperativo: possibilidades da prática profissional interdisciplinar na política de educação . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118198.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18198. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Biografia do Autor

Almira Almeida Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Doutoranda em Estudos Urbanos e Regionais – Gestão de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e graduada em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-PT. Assistente Social da Rede Municipal de Educação Básica de João Pessoa/PB. Email: almiracavalcante@hotmail.com

Magdeliny Lima de Albuquerque, Escola Municipal de Ensino Fundamental I Professora Ana Cristina Rolim Machado

Especialista em Psicologia da Infância e da Adolescência pelo Centro Universitário FACISA. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Ensino Superior da Paraíba – UNIPE. Psicóloga da Rede Municipal de Educação Básica de João Pessoa/PB. Email:magdeliny@gmail.com. 

Irisneide Antonio de Lacerda, Universidade Federal da Paraiba

Mestre e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assistente Social da Rede Municipal de Educação Básica de João Pessoa/PB. Assistente Social do Centro Especializado em Reabilitação para Pessoa com Deficiência – SER/FUNAD – João Pessoa/PB. Email: iris_ant_lac@yahoo.com.b.r

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