O trabalho remoto como imperativo: possibilidades da prática profissional interdisciplinar na política de educação
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo versa sobre os desafios postos à prática profissional no âmbito da política de educação, face à emergência da pandemia da
Covid-19. O objetivo do estudo é pautar as possibilidades de efetivação da prática profissional interdisciplinar do Serviço Social e da Psicologia na educação básica a partir do ensino remoto. Passado mais de um ano de pandemia, a comunidade científica ainda assegura que, na falta de vacina, o isolamento social é a estratégia mais eficaz para evitar a proliferação do vírus. As relações de trabalho foram impactadas com novas formas de atuação, e a atividade laboral foi reinventada nos formatos: remota, online ou home office. Fundamentados na teoria crítica reflexiva, utilizamos a metodologia da observação participante e pesquisa documental. Os resultados registram as nuances da intervenção no formato virtual: pelo Serviço Social no que tange às condições objetivas do processo, e pela psicologia quanto ao desafio da socialização, ante as especificidades do ensino remoto.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Coronavírus, UFRGS, 06 jul 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 01 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N.º 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília. Diário Oficial da União: seção I, edição 24-A, 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 10 jun.2021.
BRASIL.. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jun. 2021.
BRASIL. CadastroÚnico de Programas Sociais. Ministério da Cidadania. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br. Acesso em: 01 de junho de 2021.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2010.
BRASIL.. Presidência da República. Lei N.º 9.394 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996.
BRASIL. Presidência da República. Lei 12.551/201. Altera o art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12551.htm. Acesso em:12 de jun. de 2021.
CARMO, Michelly Eustáquia; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública (online), Rio de Janeiro, vol. 34, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n3. Acesso em: 01 junho de 2021.
CFESS. Subsídios para a Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Educação. Grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação. 2012. Disponível em: www.cfess.org.br. Acesso em: 14 jun. 2021.
DEGENSZAJNA, Raquel Raichelis; PAZ, Rosangela Dias O. da; WANDERLEY, Mariangela Belfiore. Por que precisamos falar de desigualdade? Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 141, p. 157-163, maio/ago. 2021.
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br. Acesso em: 02 de jun. de 2021.
FEUERWEKER, L.C.M.; SENA, R.R. Interdisciplinaridade, trabalho multiprofissional e em equipe. Sinônimos? Como se relacionam e o que têm a ver com nossa vida? Revista Olho Mágico, Londrina, 1999, 5:18.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993a.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GUZZO, et al. Psicologia na Escola e a Pandemia: Buscando um caminho. In: NEGREIROS, Fauston;
FERREIRA, Breno de Oliveira (org.) Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
IBGE.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSITICA Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entrejovens-de-familias-mais-pobres. Acesso em: 15 de jun. 2021.
NOGUEIRA, A. M.; PATINI, A. C. Trabalho remoto e desafios dos gestores. INMR - Innovation &Management Review, São Paulo, 9(4), 121-152, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79292. Acesso em: 06 de jun. 2021
OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio; CARELLI, Rodrigo de Lacerda; GRILLO, Sayonara. Conceito e crítica das plataformas digitais de trabalho. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v.11, n. 4, 2020, p.2609-2634.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Resolução nº 001/2020. Dispõe sobre regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19). Disponível: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov. br. Acesso em: 02 de maio de 2021.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.