Remote work as an imperative: possibilities of interdisciplinary professional practice in education policy
Main Article Content
Abstract
This paper deals with the challenges posed to professional practice in the context of education policy, given the emergence of the Covid-19 pandemic. The aim of the study is to guide the possibilities of implementing the interdisciplinary professional practice of Social Work and Psychology in basic education from remote education. After more than a year of the pandemic, the scientific community still asserts that, in the absence of a vaccine, social isolation is the most effective strategy to prevent the spread of the virus. Labor relations were impacted by new ways of acting, and labor activity was reinvented in formats: remote, online or home office. Based on reflective critical theory, we use the methodology of participant observation and documentary research. The results register the nuances of the intervention in the virtual format: by Social Work regarding the objective conditions of the process, and by Psychology regarding the challenge of socialization, given the specificities of remote education.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Coronavírus, UFRGS, 06 jul 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 01 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N.º 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília. Diário Oficial da União: seção I, edição 24-A, 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 10 jun.2021.
BRASIL.. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jun. 2021.
BRASIL. CadastroÚnico de Programas Sociais. Ministério da Cidadania. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br. Acesso em: 01 de junho de 2021.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2010.
BRASIL.. Presidência da República. Lei N.º 9.394 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996.
BRASIL. Presidência da República. Lei 12.551/201. Altera o art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12551.htm. Acesso em:12 de jun. de 2021.
CARMO, Michelly Eustáquia; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública (online), Rio de Janeiro, vol. 34, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n3. Acesso em: 01 junho de 2021.
CFESS. Subsídios para a Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Educação. Grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação. 2012. Disponível em: www.cfess.org.br. Acesso em: 14 jun. 2021.
DEGENSZAJNA, Raquel Raichelis; PAZ, Rosangela Dias O. da; WANDERLEY, Mariangela Belfiore. Por que precisamos falar de desigualdade? Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 141, p. 157-163, maio/ago. 2021.
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br. Acesso em: 02 de jun. de 2021.
FEUERWEKER, L.C.M.; SENA, R.R. Interdisciplinaridade, trabalho multiprofissional e em equipe. Sinônimos? Como se relacionam e o que têm a ver com nossa vida? Revista Olho Mágico, Londrina, 1999, 5:18.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993a.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GUZZO, et al. Psicologia na Escola e a Pandemia: Buscando um caminho. In: NEGREIROS, Fauston;
FERREIRA, Breno de Oliveira (org.) Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
IBGE.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSITICA Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entrejovens-de-familias-mais-pobres. Acesso em: 15 de jun. 2021.
NOGUEIRA, A. M.; PATINI, A. C. Trabalho remoto e desafios dos gestores. INMR - Innovation &Management Review, São Paulo, 9(4), 121-152, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79292. Acesso em: 06 de jun. 2021
OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio; CARELLI, Rodrigo de Lacerda; GRILLO, Sayonara. Conceito e crítica das plataformas digitais de trabalho. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v.11, n. 4, 2020, p.2609-2634.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Resolução nº 001/2020. Dispõe sobre regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19). Disponível: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov. br. Acesso em: 02 de maio de 2021.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.