A educação frente aos avanços do conservadorismo: uma análise a partir dos desafios e perspectivas freireanas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa os desafios e perspectivas freireanas frente aos avanços do conservadorismo na educação e na sociedade brasileira. Define como questão para a análise como o legado educacional freireano contribui para a construção da resistência no contexto de avanços do conservadorismo no Brasil. Considera que o legado educacional freireano constitui-se em referência teórico-política central para o fortalecimento de movimentos, de organizações e de proposições de enfrentamento ao conservadorismo. Consiste em uma abordagem teórico-metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que explica os avanços do conservadorismo como expressão da crise capitalista em tempos de reestruturação produtiva. Fundamentada em obras de Paulo Freire, essa abordagem destaca uma educação para a liberdade e voltada para a emancipação humana como mote dos que lutam pela superação do conservadorismo.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ALVES, Geovanni. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2 ed. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
COUTINHO, Carlos Nelson. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios críticodialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 37, nº 135, p. 481-496, abr.-jun., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00481.pdf, em 14/10/2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1987.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1967.
GENTILI, Pablo A. A. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
LEHER, Roberto. Atualidade estratégica da luta pela revogação do novo ensino médio. Net. Rio de Janeiro, set. de 2022. Esquerda on-line. file:///C:/Textos%20on%20line/Atualidade%20estrat%C3%A9gica%20da%20luta%20pela%20revoga%C3%A7%C3%A3o%20do%20novo%20ensino%20m%C3%A9dio%20-%20Esquerda%20Online%20-%20Leher.html. Acesso em: 14/10/2022
LEHER, Roberto. As atuais condições da Educação Superior no Brasil. Entrevista concedida a Rubens Luiz Rodrigues. Revista Libertas, Juiz de Fora, V. 21, n. 2, p. 727-35, jul-dez. 2021.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. Tese de doutorado. Campinas: Biblioteca UNICAMP, 2003.
MÉZSÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PENNA, Fernando; QUEIROZ, Felipe; GAUDÊNCIO, Frigotto (org.). Educação democrática: antídoto ao escola sem partido. RJ: UERJ, LPP, 2018.
QUEIROZ, Felipe e OLIVEIRA, Rafael Bastos Costa de. In: PENNA, Fernando; QUEIROZ, Felipe; GAUDÊNCIO, F (org.). Educação democrática: antídoto ao escola sem partido. RJ: UERJ, LPP, 2018.
TONET, Ivo. Educação contra o Capital. São Paulo: Instituto Lukács, 2012, 2ªed. rev.