A educação frente aos avanços do conservadorismo: uma análise a partir dos desafios e perspectivas freireanas

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Rubens Luiz Rodrigues

Resumo

O artigo analisa os desafios e perspectivas freireanas frente aos avanços do conservadorismo na educação e na sociedade brasileira. Define como questão para a análise como o legado educacional freireano contribui para a construção da resistência no contexto de avanços do conservadorismo no Brasil. Considera que o legado educacional freireano constitui-se em referência teórico-política central para o fortalecimento de movimentos, de organizações e de proposições de enfrentamento ao conservadorismo. Consiste em uma abordagem teórico-metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que explica os avanços do conservadorismo como expressão da crise capitalista em tempos de reestruturação produtiva. Fundamentada em obras de Paulo Freire, essa abordagem destaca uma educação para a liberdade e voltada para a emancipação humana como mote dos que lutam pela superação do conservadorismo. 

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Como Citar
RODRIGUES, R. L. A educação frente aos avanços do conservadorismo: uma análise a partir dos desafios e perspectivas freireanas. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2321149.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21149. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Pós-doutor pela Universidade do Porto ( Portugal). Mestre em Educação e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). E-mail: rubensluizrodrigues65@gmail.com.

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