A educação frente aos avanços do conservadorismo: uma análise a partir dos desafios e perspectivas freireanas
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo analisa os desafios e perspectivas freireanas frente aos avanços do conservadorismo na educação e na sociedade brasileira. Define como questão para a análise como o legado educacional freireano contribui para a construção da resistência no contexto de avanços do conservadorismo no Brasil. Considera que o legado educacional freireano constitui-se em referência teórico-política central para o fortalecimento de movimentos, de organizações e de proposições de enfrentamento ao conservadorismo. Consiste em uma abordagem teórico-metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que explica os avanços do conservadorismo como expressão da crise capitalista em tempos de reestruturação produtiva. Fundamentada em obras de Paulo Freire, essa abordagem destaca uma educação para a liberdade e voltada para a emancipação humana como mote dos que lutam pela superação do conservadorismo.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ALVES, Geovanni. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2 ed. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
COUTINHO, Carlos Nelson. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios críticodialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 37, nº 135, p. 481-496, abr.-jun., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00481.pdf, em 14/10/2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1987.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1967.
GENTILI, Pablo A. A. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
LEHER, Roberto. Atualidade estratégica da luta pela revogação do novo ensino médio. Net. Rio de Janeiro, set. de 2022. Esquerda on-line. file:///C:/Textos%20on%20line/Atualidade%20estrat%C3%A9gica%20da%20luta%20pela%20revoga%C3%A7%C3%A3o%20do%20novo%20ensino%20m%C3%A9dio%20-%20Esquerda%20Online%20-%20Leher.html. Acesso em: 14/10/2022
LEHER, Roberto. As atuais condições da Educação Superior no Brasil. Entrevista concedida a Rubens Luiz Rodrigues. Revista Libertas, Juiz de Fora, V. 21, n. 2, p. 727-35, jul-dez. 2021.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. Tese de doutorado. Campinas: Biblioteca UNICAMP, 2003.
MÉZSÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PENNA, Fernando; QUEIROZ, Felipe; GAUDÊNCIO, Frigotto (org.). Educação democrática: antídoto ao escola sem partido. RJ: UERJ, LPP, 2018.
QUEIROZ, Felipe e OLIVEIRA, Rafael Bastos Costa de. In: PENNA, Fernando; QUEIROZ, Felipe; GAUDÊNCIO, F (org.). Educação democrática: antídoto ao escola sem partido. RJ: UERJ, LPP, 2018.
TONET, Ivo. Educação contra o Capital. São Paulo: Instituto Lukács, 2012, 2ªed. rev.