Trabalho e instrumentalidade no campo profissional do Serviço Social (Work and professional field instrumentality social service) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0002

Conteúdo do artigo principal

Lindamar Alves Faermann

Resumo

Este artigo discute o trabalho e a instrumentalidade profissional no serviço social no contexto da reestruturação produtiva e das novas formas de precarização e intensificação do trabalho. Sua construção pautou-se em uma pesquisa realizada com assistentes sociais, com aportes em autores do campo da teoria social de Marx – que têm na historicidade, na totalidade e na contradição as categorias centrais para o desvendamento do real. Partindo do pressuposto de que o serviço social só pode ser entendido em sua densidade histórica no âmbito da sociabilidade capitalista, discute-se a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais, particularizando sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, reconhecendo o assistente social como um trabalhador assalariado. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FAERMANN, L. A. Trabalho e instrumentalidade no campo profissional do Serviço Social (Work and professional field instrumentality social service) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0002. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 15, n. 1, p. 23–42, 2016. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7469. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lindamar Alves Faermann, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

:Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade de Taubaté. Docente no núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU e o Projeto de Extensão Escritório de Aplicação em Serviço Social. Foi Coordenadora de Estágio Supervisionado em Serviço Social no período de 2009 a 2011 e Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso de janeiro de 2013 a 2014.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)