Notas reflexivas sobre a educação como um complexo da reprodução social (Reflective notes about education as a complex of social reproduction)

Main Article Content

Lorena Cavalcante
Karla Pereira
Frederico Costa

Abstract

Resumo: A educação é um complexo social vital para o desenvolvimento e para a reprodução social, tendo em vista a sua importância para a generalização dos conhecimentos, atitudes, valores, habilidades e comportamentos construídos historicamente pelos homens através do trabalho, bem como através de outros complexos sociais, como a linguagem. Este artigo analisa a educação tanto numa perspectiva ontológica quanto histórica, apontando os problemas e as possibilidades desse complexo na sociedade capitalista, especialmente num contexto de crise do capital, percebendo seus conflitos, contradições, limites e avanços a partir de uma análise ontológica do ser social. Para alcançar o objetivo proposto, procedemos um estudo teórico-bibliográfico da obra Para uma Ontologia do Ser Social, volume I e II, do filósofo húngaro György Lukács, relacionando-a com o método materialista, histórico e dialético elaborado por Karl Marx. 

Abstract: Education is a vital social complex for development and social reproduction. It is important for the generalization of the knowledge, attitudes, values, skills and behaviors historically constructed by men through labour together with other social complexes, such as language. This article analyzes education both in an ontological and historical perspective, pointing out the problems and possibilities of this complex in capitalist society, especially in a context of capital crisis, perceiving its conflicts, contradictions, limits and advances from an ontological analysis of the social being. In order to reach the proposed objective, we proceeded to a theoretical-bibliographic study of György Lukács’s Ontology Social Being, volume I and II, relating it to the materialist, historical and dialectical method elaborated by Karl Marx.

Keywords: Education. Social Reproduction. György Lukács.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
CAVALCANTE, L.; PEREIRA, K.; COSTA, F. Notas reflexivas sobre a educação como um complexo da reprodução social (Reflective notes about education as a complex of social reproduction). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 1, p. 1–11, 2019. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10768. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Lorena Cavalcante, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/ UECE)

1. Lorena Pinheiro Braga Cavalcante -Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada pela Educação Física na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE), membro do Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE

 

Karla Pereira

2. Karla Raphaella Costa Pereira - Doutoranda em Educação e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE), membro do Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE.

 

Frederico Costa

3. Orientador da pesquisa. Frederico Jorge Ferreira Costa Doutor em Educação.Professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pesquisador colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UECE e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social – MASS/UECE. Coordenador do Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE

References

COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. 189f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: Contribuição a uma teoria histórico- crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição a teoria histórico-crítica dos currículos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Trad. de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Forte. São Paulo: Boitempo, 2013.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultura, 1985.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.

WACHOVICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas, SP: Papirus, 1989