Notas reflexivas sobre a educação como um complexo da reprodução social (Reflective notes about education as a complex of social reproduction)
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo: A educação é um complexo social vital para o desenvolvimento e para a reprodução social, tendo em vista a sua importância para a generalização dos conhecimentos, atitudes, valores, habilidades e comportamentos construídos historicamente pelos homens através do trabalho, bem como através de outros complexos sociais, como a linguagem. Este artigo analisa a educação tanto numa perspectiva ontológica quanto histórica, apontando os problemas e as possibilidades desse complexo na sociedade capitalista, especialmente num contexto de crise do capital, percebendo seus conflitos, contradições, limites e avanços a partir de uma análise ontológica do ser social. Para alcançar o objetivo proposto, procedemos um estudo teórico-bibliográfico da obra Para uma Ontologia do Ser Social, volume I e II, do filósofo húngaro György Lukács, relacionando-a com o método materialista, histórico e dialético elaborado por Karl Marx.
Abstract: Education is a vital social complex for development and social reproduction. It is important for the generalization of the knowledge, attitudes, values, skills and behaviors historically constructed by men through labour together with other social complexes, such as language. This article analyzes education both in an ontological and historical perspective, pointing out the problems and possibilities of this complex in capitalist society, especially in a context of capital crisis, perceiving its conflicts, contradictions, limits and advances from an ontological analysis of the social being. In order to reach the proposed objective, we proceeded to a theoretical-bibliographic study of György Lukács’s Ontology Social Being, volume I and II, relating it to the materialist, historical and dialectical method elaborated by Karl Marx.
Keywords: Education. Social Reproduction. György Lukács.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. 189f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: Contribuição a uma teoria histórico- crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição a teoria histórico-crítica dos currículos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Trad. de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Forte. São Paulo: Boitempo, 2013.
LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultura, 1985.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.
WACHOVICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas, SP: Papirus, 1989