Social Work at Ifes (re)visiting professional and institutional demands in the pandemic context
Main Article Content
Abstract
This paper aims at analyzing the professional and Institutional demands of the Social Work at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo, before and during the COVID-19 pandemic, through revisiting the data of our master's research (2017) – which was held from interviews with active social workers at the Student Assistance Policy of this Institute – in interface with the analysis of letters and notes produced in the pandemic context (2020) by students and workers from different professional categories. It was theoretically supported by Antunes (2018, 2020), Iamamoto (2015) and Yazbek (2009). We concluded that the qualified professional demand of Social Work differs from the institutional demand at Ifes, then (re)visiting the data contributed to resignify the way of understanding the social work demand, which is not solitary but powerful, because it makes it possible to build alliances with other workers and students who stand and fight for equity and social justice.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Org.). Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: Cfess, 2013.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação e a inserção do Serviço Social na educação brasileira. Campinas: Papel Social, 2015.
BRASIL. Portaria Normativa Nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 26 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS NOVA VENÉCIA. Nota de insatisfação com a intenção do Instituto Federal do Espírito Santo de aplicar aulas não presenciais como forma de regularização do calendário acadêmico. Nova Venécia, 4 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.
ESPÍRITO SANTO (Estado). O que é coronavirus. Vitória, 2020. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/#o-que-e. Acesso em: 5 dez. 2020.
FÓRUM DE GESTÃO PEDAGÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DO IFES (FGP). Nota com diversas ressalvas e questionamentos acerca da Minuta que regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais em cursos técnicos e de graduação do Ifes, na modalidade presencial. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.
FÓRUM DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (FONEABI). [Posicionamento a respeito das atividades pedagógicas não presenciais frente ao COVID-19]. Destinatário: Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, 5 mai. 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.
GRUPO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. [Considerações a respeito das atividades não presenciais durante a COVID-19]. Destinatário: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, 5. maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/.
Acesso em: 19 nov. 2020.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria Nº 1602, de 30 de dezembro de 2011. Dispõe sobre as instruções da política de assistência estudantil do Ifes. Disponível em: http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/9470-assistencia-estudantil. Acesso em: 7 jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Notícia Ifes - Ifes divulga orientações sobre funcionamento durante estado de emergência pública decorrente do coronavirus. Vitória, 17 mar. 2020a. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19195-ifes-divulga-orientacoes-sobre-funcionamento-durante-estado-de-emergencia-publica-decorrente-do-coronavirus. Acesso em: 16 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Notícia Ifes - Ifes suspende atividades letivas presenciais a partir desta quarta-feira (18). Vitória, 17 mar. 2020b. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19193-ifes-suspende-atividades-letivas-presenciais-a-partir-desta-quarta-feira-18. Acesso em: 16 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 01/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata do cumprimento do calendário escolar em função da suspensão das aulas, motivada pela ameaça de disseminação do Coronavírus (COVID-19), de 18 mar. 2020c. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/noticias/16342-informe-calendario-escolar. Acesso em: 14 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 03/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata do pagamento dos Auxílios dos Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil, de 23 mar. 2020d. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/informe-suspensao-das-aulas-do-ifes/242-camaras/16345-informe-pagamento-dos-auxilios-dos-programas-especificos-da-politica-de-assistencia-estudantil. Acesso em 16 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução do Conselho Superior Nº 1/2020, de 07 de Maio de 2020. Regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais, de 7 maio. 2020e. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19319-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-no-ifes#lbl-resolucao. Acesso em: 20 nov. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 06/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata da atualização de informações sobre o pagamento dos auxílios dos Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil, de 12 maio 2020f. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/informe-suspensao-das-aulas-do-ifes/242-camaras/16354-informe-atualizacao-de-informacoes-sobre-os-pagamento-dos-auxilios-dos-programas-especificos-da-politica-de-assistencia-estudantil. Acesso em: 16 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria nº 1182, de 1 de junho de 2020. Regulamenta a concessão de auxílio emergencial de inclusão digital em função da situação de excepcionalidade ocasionada pela pandemia coronavírus (COVID-19), de 1 jun. 2020g. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/5F74B99FD8D5D9DD972E057879AECD82?inline. Acesso em: 05 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução do Conselho Superior Nº 25/2020, de 14 de Julho de 2020h. Disponível em: https://ifes.edu.br/images/stories/Resolu%C3%A7%C3%A3o_CS_25_2020_-_Altera_Resolu%C3%A7%C3%A3o_CS_1_2020_-__Atividades_N%C3%A3o_Presenciais.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria nº 1544, de 18 de agosto de 2020i. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/8D70D2EE475C3667D9B007501BE1EDA4?inline. Acesso em: 19 jul. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução Consup/Ifes nº 36 de 23 de julho de 2021. Estabelece período de transição das Atividades Pedagógicas não presenciais para retorno presencial gradual e determina o início do ensino flexível. Disponível em: https://ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/conselhos-comissoes/conselho-superior/2021/resolucao-36-2021-transicao-atividades-ensino-23-7.pdf. Acesso em:19 jul. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Instrução Normativa Pró-Reitoria de Ensino/Ifes nº 11 de 09 de março de 2022. Estabelece diretrizes para as atividades de ensino e aprendizagem no retorno total à presencialidade no ano civil de 2022 nos cursos técnicos e de graduação do Ifes. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/INSTRU%C3%87%C3%83O_NORMATIVA_PR%C3%93-REITORIA_DE_ENSINO-IFES_N%C2%BA_11_-_2022_-_Retorno_total_%C3%A0_presencialidade.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.
LAURINDO, Cynthia Krüger Quinino Marciano. Modos de participar: interferências e irreverências estudantis no ifes - Campus Serra. 2020. 229 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_14614_DISSERTA%C7%C3O%20VERS%C3O%20FINAL%20CYNTHIA%2028_12_2020.pdf. Acesso em: 9 jan. 2020.
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e Serviço Social: elo para construção da cidadania. São Paulo: Unesp, 2012.
NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (NEPGS). [Considerações acerca das atividades pedagógicas não presenciais frente ao COVID-19 no que diz respeito às questões de gênero e sexualidade]. Destinatário: Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Pró-Reitoria de Ensino. Vitória, 6 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.
PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PROLUTA EJA-IFES. Nota de repúdio do coletivo de estudantes do Proeja do Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 12 abr. 2020. Disponível em:
https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.
SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEÇÃO IFES (SINASEFE/IFES). et al. Nota de repúdio a implementação de atividades pedagógicas curriculares não presenciais no ifes durante a pandemia da Covid-19. Vitória, 8 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/mais-de-60-entidades-locais-e-nacionais-assinam-nota-de-repudio-contra-a-implantacao-de-aulas-a-distancia-no-ifes/. Acesso em: 19 nov. 2020.
SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEÇÃO IFES (SINASEFE/IFES). Nota: Atividades Pedagógicas Não Presenciais: Um experimento precário, excludente e adoecedor. Vitória, 6 ago. 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/fala-base-comissao-de-mobilizacao-produz-nota-sobre-atividades-pedagogicas-nao-presenciais/. Acesso em: 16 dez. 2020.
SUETH, José Cândido Rifan. et al. A trajetória de cem anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2009.
WITIUK, Ilda Lopes. A trajetória sócio-histórica do Serviço Social no espaço da escola. 2004. 327 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://cress-sc.org.br/material-gt-educacao/. Acesso em: 5 dez. 2020.
YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/ Abepss, UnB, 2009, p. 125-142.