Serviço Social no Ifes: (re)visitando demandas profissionais e institucionais no contexto pandêmico

Contenu principal de l'article

Erica Giles Bragança
https://orcid.org/0000-0001-9677-3486
Angela Maria Caulyt Santos da Silva
https://orcid.org/0000-0003-1028-4265

Résumé

Objetiva-se analisar as demandas profissional do Serviço Social e institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo em períodos anteriores e iniciais à pandemia da COVID-19, mediante revisita aos dados de nossa pesquisa de mestrado (2017) – que utilizou entrevistas com assistentes sociais atuantes na Política de Assistência Estudantil desse Instituto – em interface com a análise de cartas e notas produzidas no contexto pandêmico (2020) por estudantes e trabalhadores(as) de diferentes categorias profissionais. Respaldou-se teoricamente em Antunes (2018, 2020), Iamamoto (2015) e Yazbek (2009). Conclui-se que a demanda profissional qualificada do Serviço Social não coaduna com a direção da demanda institucional no Ifes e (re)visitar os dados contribuiu para ressignificar o modo de compreender a demanda do Serviço Social, que não é solitária e sim potente, pois possibilita construir alianças com outros trabalhadores(as) e estudantes que se posicionam e lutam a favor da equidade e da justiça social.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Renseignements sur l'article

Comment citer
BRAGANÇA, E. G.; CAULYT SANTOS DA SILVA, A. M. . Serviço Social no Ifes: (re)visitando demandas profissionais e institucionais no contexto pandêmico. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2218176.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18176. Acesso em: 21 nov. 2024.
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Erica Giles Bragança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). E-mail: ericagilbra@gmail.com.

Angela Maria Caulyt Santos da Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora adjunta da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). E-mail: angelacaulyt@yahoo.com.br

 

Références

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Org.). Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: Cfess, 2013.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação e a inserção do Serviço Social na educação brasileira. Campinas: Papel Social, 2015.

BRASIL. Portaria Normativa Nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.

BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 26 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS NOVA VENÉCIA. Nota de insatisfação com a intenção do Instituto Federal do Espírito Santo de aplicar aulas não presenciais como forma de regularização do calendário acadêmico. Nova Venécia, 4 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.

ESPÍRITO SANTO (Estado). O que é coronavirus. Vitória, 2020. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/#o-que-e. Acesso em: 5 dez. 2020.

FÓRUM DE GESTÃO PEDAGÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DO IFES (FGP). Nota com diversas ressalvas e questionamentos acerca da Minuta que regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais em cursos técnicos e de graduação do Ifes, na modalidade presencial. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.

FÓRUM DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (FONEABI). [Posicionamento a respeito das atividades pedagógicas não presenciais frente ao COVID-19]. Destinatário: Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, 5 mai. 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.

GRUPO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. [Considerações a respeito das atividades não presenciais durante a COVID-19]. Destinatário: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, 5. maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/.

Acesso em: 19 nov. 2020.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria Nº 1602, de 30 de dezembro de 2011. Dispõe sobre as instruções da política de assistência estudantil do Ifes. Disponível em: http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/9470-assistencia-estudantil. Acesso em: 7 jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Notícia Ifes - Ifes divulga orientações sobre funcionamento durante estado de emergência pública decorrente do coronavirus. Vitória, 17 mar. 2020a. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19195-ifes-divulga-orientacoes-sobre-funcionamento-durante-estado-de-emergencia-publica-decorrente-do-coronavirus. Acesso em: 16 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Notícia Ifes - Ifes suspende atividades letivas presenciais a partir desta quarta-feira (18). Vitória, 17 mar. 2020b. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19193-ifes-suspende-atividades-letivas-presenciais-a-partir-desta-quarta-feira-18. Acesso em: 16 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 01/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata do cumprimento do calendário escolar em função da suspensão das aulas, motivada pela ameaça de disseminação do Coronavírus (COVID-19), de 18 mar. 2020c. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/noticias/16342-informe-calendario-escolar. Acesso em: 14 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 03/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata do pagamento dos Auxílios dos Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil, de 23 mar. 2020d. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/informe-suspensao-das-aulas-do-ifes/242-camaras/16345-informe-pagamento-dos-auxilios-dos-programas-especificos-da-politica-de-assistencia-estudantil. Acesso em 16 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução do Conselho Superior Nº 1/2020, de 07 de Maio de 2020. Regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais, de 7 maio. 2020e. Disponível em: https://ifes.edu.br/noticias/19319-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-no-ifes#lbl-resolucao. Acesso em: 20 nov. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Nota Informativa Nº 06/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. Trata da atualização de informações sobre o pagamento dos auxílios dos Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil, de 12 maio 2020f. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/informe-suspensao-das-aulas-do-ifes/242-camaras/16354-informe-atualizacao-de-informacoes-sobre-os-pagamento-dos-auxilios-dos-programas-especificos-da-politica-de-assistencia-estudantil. Acesso em: 16 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria nº 1182, de 1 de junho de 2020. Regulamenta a concessão de auxílio emergencial de inclusão digital em função da situação de excepcionalidade ocasionada pela pandemia coronavírus (COVID-19), de 1 jun. 2020g. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/5F74B99FD8D5D9DD972E057879AECD82?inline. Acesso em: 05 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução do Conselho Superior Nº 25/2020, de 14 de Julho de 2020h. Disponível em: https://ifes.edu.br/images/stories/Resolu%C3%A7%C3%A3o_CS_25_2020_-_Altera_Resolu%C3%A7%C3%A3o_CS_1_2020_-__Atividades_N%C3%A3o_Presenciais.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Portaria nº 1544, de 18 de agosto de 2020i. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/8D70D2EE475C3667D9B007501BE1EDA4?inline. Acesso em: 19 jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Resolução Consup/Ifes nº 36 de 23 de julho de 2021. Estabelece período de transição das Atividades Pedagógicas não presenciais para retorno presencial gradual e determina o início do ensino flexível. Disponível em: https://ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/conselhos-comissoes/conselho-superior/2021/resolucao-36-2021-transicao-atividades-ensino-23-7.pdf. Acesso em:19 jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Instrução Normativa Pró-Reitoria de Ensino/Ifes nº 11 de 09 de março de 2022. Estabelece diretrizes para as atividades de ensino e aprendizagem no retorno total à presencialidade no ano civil de 2022 nos cursos técnicos e de graduação do Ifes. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/INSTRU%C3%87%C3%83O_NORMATIVA_PR%C3%93-REITORIA_DE_ENSINO-IFES_N%C2%BA_11_-_2022_-_Retorno_total_%C3%A0_presencialidade.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

LAURINDO, Cynthia Krüger Quinino Marciano. Modos de participar: interferências e irreverências estudantis no ifes - Campus Serra. 2020. 229 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_14614_DISSERTA%C7%C3O%20VERS%C3O%20FINAL%20CYNTHIA%2028_12_2020.pdf. Acesso em: 9 jan. 2020.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e Serviço Social: elo para construção da cidadania. São Paulo: Unesp, 2012.

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (NEPGS). [Considerações acerca das atividades pedagógicas não presenciais frente ao COVID-19 no que diz respeito às questões de gênero e sexualidade]. Destinatário: Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Pró-Reitoria de Ensino. Vitória, 6 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.

PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

PROLUTA EJA-IFES. Nota de repúdio do coletivo de estudantes do Proeja do Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 12 abr. 2020. Disponível em:

https://www.sinasefeifes.org.br/sinasefe-apresenta-a-membros-do-conselho-superior-do-ifes-argumentos-tecnicos-para-suspender-o-calendario-academico/. Acesso em: 19 nov. 2020.

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEÇÃO IFES (SINASEFE/IFES). et al. Nota de repúdio a implementação de atividades pedagógicas curriculares não presenciais no ifes durante a pandemia da Covid-19. Vitória, 8 maio 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/mais-de-60-entidades-locais-e-nacionais-assinam-nota-de-repudio-contra-a-implantacao-de-aulas-a-distancia-no-ifes/. Acesso em: 19 nov. 2020.

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEÇÃO IFES (SINASEFE/IFES). Nota: Atividades Pedagógicas Não Presenciais: Um experimento precário, excludente e adoecedor. Vitória, 6 ago. 2020. Disponível em: https://www.sinasefeifes.org.br/fala-base-comissao-de-mobilizacao-produz-nota-sobre-atividades-pedagogicas-nao-presenciais/. Acesso em: 16 dez. 2020.

SUETH, José Cândido Rifan. et al. A trajetória de cem anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2009.

WITIUK, Ilda Lopes. A trajetória sócio-histórica do Serviço Social no espaço da escola. 2004. 327 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://cress-sc.org.br/material-gt-educacao/. Acesso em: 5 dez. 2020.

YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/ Abepss, UnB, 2009, p. 125-142.