Curricularization of university extension in Social Service at Unioeste: a critical historical review of education policy in Brazil
Main Article Content
Abstract
The article at hand analyzes the curricularization of university extension in Social Work, placing itself in a historical-critical context of Education policy in Brazil. The central objective is to provoke critical reflections on how university extension has developed over the years, aiming
to understand and socialize the challenges and possibilities of curricularization of university extension in the Social Service course at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus of Francisco Beltrão, located
in the Southwest region of Paraná. Documentary and bibliographical research was chosen to support the analyzes that underlie them, whose analysis method privileges and is supported by the categories of historical-dialectical materialism. Among the contributions of this curricularization process in the course, the possibility of not only incorporating the extension, but also reviewing the political pedagogical project, incorporating and deepening the debate on race and gender stands out.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
BERTOLLO, Kathiuça. Extensão universitária e curricularização da extensão: considerações sobre a formação em serviço social. Além dos Muros da Universidade, vol 6. Ouro Preto: UFOP, 2021.
BOSCHETTI, V. Plano Atcon e comissão Meira Mattos: construção do ideário da universidade do pós-64. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, n.27, 2007, p. 221-229. Disponível em: http:// nucleodememoria.vrac.puc-rio.br/system/files/acervo-livre/cg0128/videocg0128004.p df. Acesso em: 17 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 1.920, de julho de 1953. Cria o Ministério da Saúde e dá outras providências, 1953.
BRASIL. Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1968.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
BRASIL. Constituição Federal Brasileira, de 5 de outubro de 1988.
CARBONARI, Maria; PEREIRA, Adriana. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. São Paulo, setembro de 2007.
CARIAGA, Maria Helena; BURGINSKI, Vanda Micheli. Extensão universitária e movimentos sociais: resistência em defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Praia vermelha, v.29, n.2. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019
FERRAZ, Anita Pereira. Serviço Social e Extensão Universitária: reflexões sobre formação profissional. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, 2019
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2 a ed. São Paulo: Boitempo, 2008
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1998.
Resolução nº 15. Diretrizes Curriculares. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço SocialABEPSS. Brasil, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social do campi de Francisco Beltrão: Resolução No 10/2023 – CEPE, de 28 de fevereiro de 2023. Disponível em: http://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download!arqCNTCodigo=9537. Acesso em 03 de jul. de 2022.