Curricularização da extensão universitária no Serviço Social na Unioeste: um resgate histórico crítico da política de educação no Brasil
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo em tela, analisa a curricularização da extensão universitária no Serviço Social, situando-se em um contexto histórico-crítico da política de Educação no Brasil. O objetivo central é provocar reflexões críticas de como a extensão universitária tem se desenvolvido ao longo dos anos, visando compreender e socializar os desafios e as possibilidades da curricularização da extensão universitária no curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campi de Francisco Beltrão, situada na região Sudoeste do Paraná. Elegeu-se a pesquisa documental e bibliográfica para subsidiar as análises que as subscrevem, cujo método de análise, privilegia e é subsidiada pelas categorias do materialismo histórico-dialético. Dentre as contribuições deste processo de curricularização no curso, destaca-se a possibilidade de não apenas incorporar a extensão, mas fazer revisão do projeto político pedagógico, incorporando e adensando o debate de raça e gênero.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
BERTOLLO, Kathiuça. Extensão universitária e curricularização da extensão: considerações sobre a formação em serviço social. Além dos Muros da Universidade, vol 6. Ouro Preto: UFOP, 2021.
BOSCHETTI, V. Plano Atcon e comissão Meira Mattos: construção do ideário da universidade do pós-64. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, n.27, 2007, p. 221-229. Disponível em: http:// nucleodememoria.vrac.puc-rio.br/system/files/acervo-livre/cg0128/videocg0128004.p df. Acesso em: 17 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 1.920, de julho de 1953. Cria o Ministério da Saúde e dá outras providências, 1953.
BRASIL. Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1968.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
BRASIL. Constituição Federal Brasileira, de 5 de outubro de 1988.
CARBONARI, Maria; PEREIRA, Adriana. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. São Paulo, setembro de 2007.
CARIAGA, Maria Helena; BURGINSKI, Vanda Micheli. Extensão universitária e movimentos sociais: resistência em defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Praia vermelha, v.29, n.2. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019
FERRAZ, Anita Pereira. Serviço Social e Extensão Universitária: reflexões sobre formação profissional. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, 2019
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2 a ed. São Paulo: Boitempo, 2008
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1998.
Resolução nº 15. Diretrizes Curriculares. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço SocialABEPSS. Brasil, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social do campi de Francisco Beltrão: Resolução No 10/2023 – CEPE, de 28 de fevereiro de 2023. Disponível em: http://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download!arqCNTCodigo=9537. Acesso em 03 de jul. de 2022.