Estágio: da interface entre a escola e o mercado à configuração de uma relação de trabalho de novo tipo (Training: from the interface between the school and the market ...). 10.5212/Emancipacao.v.10i2.479499
Main Article Content
Abstract
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa teórica e empírica a respeito do estágio como forma de inserção no mercado de trabalho. Valendo-se de autores críticos ao sistema capitalista, visa discutir o estágio como mecanismo de transição da educação para o trabalho; também objetiva apreender os conceitos, o condicionamento jurídico e as opiniões dos atores envolvidos com o estágio. Além de uma discussão teórica, são utilizados dados de pesquisas exploratórias recentes, realizadas com estudantes e trabalhadores da cidade de Guarapuava - PR, concluindo que o estágio apresenta-se como um canal importante de inserção profissional que contribui para a formação profissional, mas que também se presta para flexibilizar as relações de emprego e precarizar as condições de inserção e permanência no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Estágio.
Abstract: The present study reveals the results of a theoretical and field research about training as a means of insertion in the market. Based on the work of authors that criticize the capitalist system, our article aims at discussing the training as a mechanism of transition from education to labor; it also seeks to understand the concepts, the judicial conditioning, and the opinions of the trainees. Recent research data was used along with a theoretical discussion of the issue. The data were collected with students-workers from the city of Guarapuava, state of Paraná. Our conclusion was that training is an important means of professional initiation that consequently assists professional formation. However, it also loosens the work relations and reduces the opportunities for insertion and permanence in the market.
Keywords: Education. Labor. Training.
Metrics
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.