Infância e alimentação: embalagens como engrenagem da indústria cultural (Childhood and food: food packaging as a gear of the cultural industry)
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo: A partir do conceito de indústria cultural, na interface com os Estudos da Infância, este artigo é resultante da análise de embalagens de produtos alimentares voltados para as crianças, no confronto com a seguinte questão: como o processo de massificação, em que a infância toma lugar, dá-se a partir de uma dimensão básica e vital como a alimentação? Nos limites de um trabalho em processo, percorremos um ensaio crítico tomando como fonte duas das embalagens analisadas, presentes no mercado alimentar. Nas análises, compreendemos que a publicidade, ao transformar os alimentos em subprodutos de uma produção cultural massificada voltada para a infância contemporânea, age como engrenagem da indústria cultural, instaurando determinantes subjetivos e configurando um processo de mistificação da infância. Por outro lado, acentuamos o caráter de resistência das instituições de educação infantil públicas, no sentido de se configurarem como refúgio de uma alimentação avessa à ilusão mercadológica.
Palavras-chave: Infância. Alimentação.Indústria cultural.
Abstract: Based on the concept of cultural industry, in the interface with Childhood Studies, this article is the result of the analysis of food product packaging aimed at children, in the confrontation with the following question: how the massification process, in which the childhood takes place, is given from a basic and vital dimension like food? Within the limits of a work in process, we go through a critical test taking as source two of the packages analyzed, present in the food market. In the analysis, we understand that advertising, by transforming food into byproducts of a mass cultural production aimed at contemporary childhood acts as a cog in the cultural industry, establishing subjective determinants and configuring a process of childhood mystification. On the other hand, we emphasize the resistance character of public early childhood education institutions, in the sense of being a refuge for a food averse to market illusion.
Keywords: Childhood. Feeding. Cultural Industry.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.