Infância e alimentação: embalagens como engrenagem da indústria cultural (Childhood and food: food packaging as a gear of the cultural industry)

Contenu principal de l'article

Juliana Schumacker Lessa
Christian Mwewa Muleka
http://orcid.org/0000-0002-7079-5836

Résumé

Resumo: A partir do conceito de indústria cultural, na interface com os Estudos da Infância, este artigo é resultante da análise de embalagens de produtos alimentares voltados para as crianças, no confronto com a seguinte questão: como o processo de massificação, em que a infância toma lugar, dá-se a partir de uma dimensão básica e vital como a alimentação? Nos limites de um trabalho em processo, percorremos um ensaio crítico tomando como fonte duas das embalagens analisadas, presentes no mercado alimentar. Nas análises, compreendemos que a publicidade, ao transformar os alimentos em subprodutos de uma produção cultural massificada voltada para a infância contemporânea, age como engrenagem da indústria cultural, instaurando determinantes subjetivos e configurando um processo de mistificação da infância. Por outro lado, acentuamos o caráter de resistência das instituições de educação infantil públicas, no sentido de se configurarem como refúgio de uma alimentação avessa à ilusão mercadológica.

Palavras-chave: Infância. Alimentação.Indústria cultural.

Abstract: Based on the concept of cultural industry, in the interface with Childhood Studies, this article is the result of the analysis of food product packaging aimed at children, in the confrontation with the following question: how the massification process, in which the childhood takes place, is given from a basic and vital dimension like food? Within the limits of a work in process, we go through a critical test taking as source two of the packages analyzed, present in the food market. In the analysis, we understand that advertising, by transforming food into byproducts of a mass cultural production aimed at contemporary childhood acts as a cog in the cultural industry, establishing subjective determinants and configuring a process of childhood mystification. On the other hand, we emphasize the resistance character of public early childhood education institutions, in the sense of being a refuge for a food averse to market illusion.

Keywords: Childhood. Feeding. Cultural Industry. 

Statistiques

Chargement des statistiques…

Renseignements sur l'article

Comment citer
LESSA, J. S.; MULEKA, C. M. Infância e alimentação: embalagens como engrenagem da indústria cultural (Childhood and food: food packaging as a gear of the cultural industry). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 17, n. 2, p. 319–332, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.17i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10136. Acesso em: 21 nov. 2024.
Rubrique
Artigos - seção livre
Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Schumacker Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de Santa Catarina.

Christian Mwewa Muleka, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de Santa Catarina.

Em Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (2017/1 - NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância) sob a supervisão da professora Doutora Kátia Adair Agostinho do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC). Avaliador da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguay. Professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus I -Três Lagoas/MS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (UFMS/CPTL). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 - 2007, formação incompleta).