As concepções Gramscianas de Educação e de Escola Unitária nas Publicações Brasileiras
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo aqui apresentado é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa: Estado Políticas Públicas e Práticas Sociais –(NUPPS). Tem como objetivo traçar uma análise das concepções de Educação, Escola Unitária e Escola Desinteressada no conjunto de artigos gramscianos disponíveis no IGS- Brasil. Também é objetivo do mesmo, apresentar em que medida as concepções de educação dispostas no conjunto dos artigos se aproximam ou se distanciam das reflexões teóricas de Gramsci. Como metodologia recorreu-se: a) levantamento dos artigos que tratam da categoria educação no IGS – Brasil; b) identificação das temáticas que se destacam junto a categoria educação; c) seleção dos fragmentos mais significativos; d) análise dos fragmentos a luz do referencial gramsciano. Conclui-se que as categorias Escola unitária e Educação desinteressada se destacam nos artigos que tem como objetivo discutir sobre educação na perspectiva gramsciana e que as concepções postas pelos mesmos se alinham a proposta de educação e escola apresentada no conjunto da obra de Antônio Gramsci.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
BAPTISTA, M das G. de A. Práxis e educação em Gramsci. Filosofia e Educação (Online). Revista Digital do Paideia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 181- 2013, abr./set. 2010.
DEL RIO, M. Gramsci e a educação do educador. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 311- 328, set./dez. 2006.
FERRETI, C. J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politécnica. Trab. Educ e Saúde, Rio de Janeiro, v. 07, suplemento, p. 105-128, 2009.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995.
GRAMSCI, A. Escritos políticos, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2004.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.
LIGUORI, G.; VOZA, P. Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2008.
MONASTA, A. Antônio Gramsci. Recife: Massangana, 2010.
NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N de. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 02, p. 25-33, maio./ago. 2012.
RODRIGUES, M. R. N. A questão da educação no pensamento de Gramsci. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 03, n. 02, p. 129-135, jul./dez. 1987.
SILVEIRA, R. J. T. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD – Educ. Tem. Digit., Campinas, v. 17, n. 03, p. 558- 575, set./dez, 2015.
YASBEK, M. C. Classes Subalternas e Assistência Social. São Paulo: Cortez. 1993.
Artigos que compuseram o universo da pesquisa
BAPTISTA, M das G. de A. Práxis e educação em Gramsci. Filosofia e Educação (Online). Revista Digital do Paideia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 181- 2013, abr./set. 2010.
DIAS, G. A educação escolar e a construção da contra hegemonia burguesa. Educar, Curitiba, n.13, p. 35-44, abr./set. 1997.
DEL RIO, M. Gramsci e a educação do educador. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 311- 328, set./dez. 2006.
DORE, R. Afinal o que significa o princípio educativo em Gramsci? Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set./dez. 2014.
DURANDE, J. C. G. Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola. Revista Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 02, p. 70-81, abr./jun. 1980.
FERRETI, C. J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. Trab. Educ e Saúde, Rio de Janeiro, v. 07, suplemento, p. 105-128, 2009.
MAGRONE, E. Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 353- 372, set./dez, 2006.
NOSELLA, P. Ensino Médio unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 122- 142, jan./mar. 2015.
NOSELLA, P. Gramsci e os educadores brasileiros. Revista da FEBBA, Salvador, n. 10, p. 09- 24, jul./dez, 1998.
NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N de. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 02, p. 25-33, maio./ago. 2012.
RODRIGUES, M. R. N. A política educacional e a instituição escolar no pensamento da ideologia pós liberal: uma análise. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 05, n. 02, p. 123-143, jul./dez. 1989.
RODRIGUES, M. R. N. A questão da educação no pensamento de Gramsci. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 03, n. 02, p. 129-135, jul./dez. 1987.
SEMERARO, G. Gramsci educador de relações hegemônicas. Rev. Educação Cultura e Sociedade, São Luís, v. 01, n. 02, p. 143-156, fev./jun. 2011.
SILVEIRA, R. J. T. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD – Educ. Tem. Digit., Campinas, v. 17, n. 03, p. 558- 575, set./dez, 2015.