O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as crianças e adolescentes indígenas: notas de estudo

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Suzete Terezinha Orzechowski
Meg Monique Maria Dias Bogo
Letícia Laleska Gabriel
Rodrigo Kavag de Souza
Oseias Poty Miri Florentino
Joares Alves

Resumen

A presente pesquisa apresenta resultados obtidos a partir das atividades realizadas durante o VII Seminário Paranaense do Estatuto da Criança e do Adolescente – 30 Anos ECA: Respiramos esperança! Apresentar o ECA em escolas de comunidades indígenas do estado do Paraná foi uma oportunidade de aprofundar a reflexão sobre o assunto e realizar um estudo sobre os desafios de aplicação do ECA às crianças e adolescentes indígenas. Durante a atividade de apresentação do ECA à comunidade, a ênfase recaiu na necessidade de lançar um olhar diferenciado para o atendimento às crianças e aos adolescentes indígenas, evidenciando que momentos de diálogo são importantes para assegurar os direitos fundamentais e efetivar a cidadania. Dentre os resultados, destacam-se a percepção pela demanda por uma legislação municipal de formalização da vaga exclusiva para representantes indígenas no conselho tutelar, além do reconhecimento da importância de se levar o debate do ECA às comunidades indígenas para promover a discussão dessa política pública, e a constatação da relevância de estudos e debates sobre a aplicação do ECA às crianças e adolescentes indígenas.

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Cómo citar
ORZECHOWSKI, S. T. .; DIAS BOGO, M. M. M.; LALESKA GABRIEL , L. .; KAVAG DE SOUZA, R. . .; POTY MIRI FLORENTINO, O. .; ALVES, J. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as crianças e adolescentes indígenas: notas de estudo . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2016508.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/16508. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Seção Temática 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente
Biografía del autor/a

Suzete Terezinha Orzechowski, UNICENTRO - PR

Doutora em Educação pela Pontífice Universidade Católica do Paraná. Docente do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO – Guarapuava - PR. Coordenadora do Laboratório de Pedagogia Social da UNICENTRO (LAPSU). E-mail: suziorze@gmail.com

Meg Monique Maria Dias Bogo, UNICENTRO - PR

Mestre em História pela Unicentro/Irati-PR. Especialista em Educação do Campo pela UNICENTRO-Guarapuava e Licenciada em História pela UNICENTRO-Guarapuava. Pesquisadora do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) da UNICENTRO-PR. E-mail: megmonique@hotmail.com.

Letícia Laleska Gabriel

Mestre em História pela UFRGS – RS. Licenciada em Pedagogia pela UNICENTRO-Chopinzinho. Educadora Indígena. E-mail: gleticialaleska@gmail.com

Rodrigo Kavag de Souza

Mestre em Antropologia pela UFRGS. Licenciado em Pedagogia pela UNICENTRO-Chopinzinho. Educador Indígena e professor em escolas indígenas. E-mail: rodrigokavag@gmail.com

Oseias Poty Miri Florentino

Especialista em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia – UNICENTRO-Chopinzinho. Educador indigena e professor de escolas indígenas. E-mail: potymiri@gmail.com

Joares Alves

Graduando em Administração na UNICENTRO. Primeiro Indígena eleito Conselheiro Tutelar no Paraná, atua no município de Mangueirinha-PR. E-mail: alvesjoares2013@gmail.com.

Citas

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