Desenvolvimento profissional pelas aprendizagens experienciais em pesquisa: contribuições da pesquisa-ação colaborativa
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste trabalho analisa-se a contribuição da pesquisa-ação colaborativa para o desenvolvimento profissional de estudantes pesquisadores. Adota-se como centralidade a noção de que a dialogicidade, a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas em rizoma têm estreita relação com o desenvolvimento desses pesquisadores. Ademais, tem-se em vista permitir que eles se insiram no universo da pesquisa a partir de um projeto matricial desenvolvido por grupo de colaboradores que revela certa experiência no trato com a pesquisa científica. Neste artigo objetiva-se, pois, analisar as contribuições da produção de estudos realizados a partir da pesquisa-ação colaborativa para desenvolvimento profissional de estudantes pesquisadores. A metodologia tem base qualitativa e foi desenvolvida a partir dos relatórios de iniciação científica - IC e dissertações de mestrado. O estudo evidencia que o envolvimento dos colaboradores na pesquisa-ação colaborativa favorece desenvolvimento de aprendizagens experienciais do tornar-se professor
pesquisador. Revela ainda que a pesquisa em rizoma promove reflexões em rede possibilitando produções de autonomia e desenvolvimento profissional.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Porto: Porto Editora, 2001.
DUBAR, C. A socialização: A construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
ELLIOT, J. La investigación-acción em educación. Madrid: Morata, 1990.
ESTEVES, M. A investigação enquanto estratégia de formação de professores: um estudo. Lisboa: Instituto de inovação educacional, 2002.
GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.
MARCELO G. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009
RUDDUCK, J. Innovation and Change. Milton Keynes: Open University. 1991.
SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 4. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2000, p.77-91.
SILVA, F.O. PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 2, maio/ago. 2019
STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 2007
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.
TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.