As políticas públicas e a efetivação de direitos humanos pós Constituição Brasileira de 1988

Contenido principal del artículo

Rosilene Marques Sobrinho de França
Maria D'Alva Macedo Ferreira

Resumen

O artigo apresenta uma discussão acerca da importância das políticas públicas e dos processos de legitimação dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto do sistema capitalista, apresentando os mecanismos de sua efetivação na realidade brasileira pós Constituição Federal de 1988. Assim, discute os desafios da concretização dos direitos humanos infanto-juvenis à educação, à saúde, ao esporte e lazer e à convivência familiar e comunitária, na ordem material e concreta das relações que se estabelecem no meio social em que se inserem crianças, adolescentes e suas famílias, demonstrando que os direitos humanos se constituem em alicerces importantes do Estado democrático de direito, cuja negação afronta o significado da cidadania, que fundamenta esse modelo de Estado e de sociedade.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
FRANÇA, R. M. S. de; FERREIRA, M. D. M. As políticas públicas e a efetivação de direitos humanos pós Constituição Brasileira de 1988 . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 12, n. 2, p. 181–191, 2013. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.12i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1799. Acesso em: 27 dic. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rosilene Marques Sobrinho de França, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Políticas Públicas (UFPI), Graduada em Direito e Licenciada em História, especialista em Direito e Processo Civil (UCDB-MG), História do Brasil (FIJ/RJ) e em Gestão de Cidades (FGV-RJ).

Maria D'Alva Macedo Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Profª. adjunta nível IV do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí; membro pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa  sobre a Infância, Adolescência e Juventude e do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e o Serviço Social.

Vínculo institucional: Universidade Federal do Piauí

Endereço: Universidade Federal do Piauí - Campus Universitário Petrônio Portela - Ininga Cidade: Teresina - PI CEP: 64.049-550

E-mail: maria.dmf@ig.com.br

Fones: (086) 3233-6482 e 9927-0709

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Tradução Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Tradução Wamberto Hudson Ferreira, Brasília: UnB, 1981.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil/ 1988, Brasília: Senado Federal, 2008.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, Brasília: Senado Federal, 2004.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacioal, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Senado Federal, 1996.

______. Lei Orgânica da Saúde, Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, Brasília: Senado Federal, 1990.

______. Lei Orgânica da Assistência Social, Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Brasília: Senado Federal, 1993.

______. Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social, Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2005.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BENEVIDES. Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? In: LEITE, Raquel Lazzari Barbosa; CATANI, Denice Barbara. Formação de educadores: desafi os e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2001.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

______. A Quinta Geração de Direitos Fundamentais. Direitos Fundamentais & Justiça, n. 3, abr./jun, p. 82-93, 2008.

CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, 1998.

CAVALCANTI, R. C. Adolescência. In: VITIELLO, N. et al. Adolescência hoje. São Paulo: Rocca, 1988.

COMPARATTO, Fábio Konder. A afi rmação históri-ca dos direitos humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

COSTA, Antonio Carlos Gomes. É possível mudar: a criança, o adolescente e a família na política social do município. São Paulo: Malheiros, 1993.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2001.

DEMO, Pedro. A Nova L.D.B: ranços e avanços.3. ed. Campinas: Papirus, 1997.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.FAORO, Raymundo. Os donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro, São Paulo: Globo. 1985.FERREIRA, M. D. M. Juventude, Violência e políticas públicas entre o direito e a (in)justiça institucionalizada.In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO - III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, II., Anais..., Teresina, v. I. p. 1-8, 2004.

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1998.

GIDDENS. Anthony. Além da direita e da esquerda. São Paulo: UNESP, 1996.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da his-tória. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

GOHN, Maria da Glória. As relações sociedade civil e Estado nos anos 90: perspectivas sobre a participação. Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, 1991.

GUERRA, M. Recreação e lazer. Porto Alegre: Sagra/DC Luzzzatto, 1996.

HABERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigaçõs quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Flávio R. Kotche. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HAYEK, Fredrich August Von. O Caminho da servidão. Tradução de Anna Maria Copovilla et al. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções (1789-1848). 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LEAL, Luciana de Oliveira. Liberdade da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

LOCKE, Jonh. Dois tratados sobre o governo. Tradução de Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACHADO, Martha de Toledo. A Proteção Constitucional de Crianças e Adolescentes e os Direitos Humanos. São Paulo: Manole, 2003.

MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes,1987.

MILL, John Stuart. A liberdade: Utilitarismo. Tradução de Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafi o do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. rev. e aprimorada. São Paulo: Hucitec, 2006.

MORAIS, Alexandre. Direitos Humanos Funda-mentais. São Paulo: Atlas, 1997.

MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do Espírito das Leis. Tradução de Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Livros I ao IX e XI até cap. IV).

NETO, Wanderlino Nogueira. O Estatuto da Criança e do Adolescente, Princípios, Diretrizes Gerais e Linhas de Ação. In: Sistema de Garantia de Direitos, um caminho para a proteção integral. Recife: Cendhec, 1999.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. O desafio de construir e consolidar direitos no mundo globalizado. Serviço Social & Sociedade, ano XXVI, n. 82, Julho, São Paulo: Cortez, 2005.

PASSETTI, Edson (Coord). Violentados: Crianças, Adolescentes e Justiça. São Paulo: Imaginário, 1995.

______. Os Miseráveis. São Paulo em Perspectiva.São Paulo, v. 8, n. 2, p. 48-55, 1994.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo: Saraiva, 2006.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Tradução de Lourdes Santos Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ROSANVALLON, Pierre. A Nova Questão Social.Brasília: Instituto Teutônio Vilela, 1998.

SANTOS, B. S. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: Reconhecer para Libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 427-461.

SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. Avaliação de políticas e programas sociais: aspectos conceituais e metodológicos. In: ______. (Org.) Avaliação de políticas e programas sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001.

TOCQUEVILLE. Aléxis. A Democracia na América: sentimentos e opiniões. Tradução de Eduardo Brandão, São Paulo: Martins Fontes, 2000.