Avaliação de processo da implementação do Programa Primeira Infância no SUAS, no município de Recife/PE

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Ana Cristina Brito Arcoverde
Amanda Maria Cunha Menezes
https://orcid.org/0000-0002-2705-0951
Elisa Celina Alcantara Carvalho Melo
https://orcid.org/0000-0002-8064-2921
Isabela Larissa da Silva Novaes
https://orcid.org/0000-0001-8712-6113

Resumen

Este artigo objetiva avaliar o processo de implementação do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social, no município de Recife/PE, com foco nos processos de implementação e capacitação. A metodologia realizada foi pesquisa bibliográfica e empírica. Na coleta de dados, foram entrevistados, de forma remota, por meio de entrevista semiestruturada, 35 agentes executores do Programa. Conclusões: embora a gestão municipal tenha envidado esforços de incorporação do PCF na Política de Assistência Social, oferendo contrapartida, qualificando a equipe técnica, planejando suas atividades e fluxos necessários com a rede socioassistencial, como resposta à
causa da Primeira Infância, foi inevitável seguir as normativas do Programa; o esforço da gestão municipal se mostrou impotente para minimizar os obstáculos contidos na sua formulação e natureza como uma resposta pública
à problemática da Primeira Infância com as famílias usufrutuárias. O Programa é limitado quanto ao seu potencial de resposta à problemática, como sua razão
de ser. 

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Detalles del artículo

Cómo citar
ARCOVERDE, A. C. B.; CUNHA MENEZES, A. M.; ALCANTARA CARVALHO MELO, E. C.; DA SILVA NOVAES, I. L. Avaliação de processo da implementação do Programa Primeira Infância no SUAS, no município de Recife/PE. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2218153.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18183. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Ana Cristina Brito Arcoverde, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Sociologie - Université Paris III - La Sorbonne Nouvelle - França, pós-doutorado em Psicologia da Educação pela UnB e Pós-doutorado em Avaliação de Políticas Públicas e Intervenção Social pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora 1 A do Cnpq. E-mail: ana.arcoverde@gmail.com

Amanda Maria Cunha Menezes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPR

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista CAPES. E-mail: amandamcm05@gmail.com

Elisa Celina Alcantara Carvalho Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Serviço Social pela UFPE e graduada em Serviço Social pela UFPE. E-mail: elisacelinaalcantara@gmail.com

Isabela Larissa da Silva Novaes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista CNPq. E-mail: isabelals.novaes@gmail.com

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