La pandemia de COVID-19 y el sentido de la vida: una intervención educativa

Contenido principal del artículo

Karen Guedes Oliveira
Felipe Marcelino Medeiros Morais
https://orcid.org/0000-0003-4879-6637
Karol Costa Guedes
Kylven Costa Guedes
Tulio Augusto Andrade Oliveira

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo comprender las perspectivas de sentido de la vida vinculadas al contexto educativo durante la pandemia de COVID-19. En la intervención participaron quince profesionales de una escuela pública estatal de la ciudad de João Pessoa-Paraíba, siendo 3 profesores de la Escuela Primaria II, 9 de la Bachillerato, 2 gerentes y 1 profesional del Sector Administrativo de la Escuela. Las edades oscilaron entre 27 y 63 años (M = 41,2, SD = 10,97), en su mayoría católicas y mujeres. Su perspectiva teórica fue la Logoterapia y Análisis Existencial, terapia a través del significado. Las perspectivas de sentido de la vida se entendieron desde tres ejes principales: 1) Actitudes de los profesionales escolares hacia el momento pandémico; 2) Consideraciones sobre la autopercepción de la vida y de uno mismo; y 3) Consideraciones sobre el sentido de la vida. Así, se pudo resaltar la característica humana de la autotrascendencia de la existencia que se acentuó más en el período pandémico.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, K. G.; MORAIS, F. M. M. .; GUEDES, K. C. .; GUEDES, K. C.; OLIVEIRA, T. A. A. La pandemia de COVID-19 y el sentido de la vida: una intervención educativa . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2318210.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18210. Acesso em: 24 ago. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Karen Guedes Oliveira, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestre em Ciências da Religião pela UFPB. Graduada em Psicologia. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB. E-mail: karen_costaguedes@hotmail.com.

Felipe Marcelino Medeiros Morais, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Psicólogo, especialista em terapia cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes. Estudante de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail: felipe.morais@academico.ufpb.br.

Karol Costa Guedes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora da rede pública de educação básica. E-mail: karolcostaguedes@hotmail.com.

 

Kylven Costa Guedes, Igreja Presbiteriana de Tambaú

Graduado em Licenciatura Plena em Computação, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Bacharelado em Teologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). E-mail: kylven@gmail.com.

Tulio Augusto Andrade Oliveira, Uniesp

Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC. Graduado em Administração de Empresas e Graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Professor Executivo da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor do Centro Universitário Uniesp. E-mail: tulioaugusto@hotmail.com.

Citas

AQUINO, T. A. A.; DAMÁSIO, B. F.; SILVA, J. P. (orgs). Logoterapia e Educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010..

CHARCZUK, S. BiccaSustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 4 https://doi.org/10.1590/2175-6236109145.

FRANKL, V. E. (2007). Presença ignorada de Deus. São Leopoldo: Sinoidal; Petrópolis: Vozes.

FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2008.

FRANKL, V. E. O que não está escrito nos meus livros: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2010.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e existencialismo: Textos selecionados em logoterapia. São Paulo: É Realizações, 2020.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 2019.

FREITAS, M. L. S. Pedagogia do Sentido: contribuições de Viktor Frankl para a educação. Ribeirão Preto/SP: Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl –IECVF, 2015.

LIMA, C. M. A. O. Information about the new coronavirus disease (COVID-19). Radiologia Brasileira [online]. 2020, v. 53, n. 2 https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1.

LUKAS, E. O sentido dos sonhos na psicoterapia em Viktor Frankl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S.l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271.

NORONHA, K. V. M. S et al. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2020, v. 36, n. 6. https://doi.org/10.1590/0102-311X00115320.

OLIVEROS, O. L.; KROEFF, P. Finitude e sentido da vida: a logoterapia no embate com a tríade trágica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

ORTIZ, E. M. Hacia uma prevención com sentido: bases del centro de prevención y investigación de la fundación aqui y ahora. Bogotá: Colectivo aqui y ahora, 2006

PIMENTEL, R. M. M.; DABOIN, B. E. G.; OLIVEIRA, A. G.; MACEDO JR, H. A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1 http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9976.

ROSA, B. O.; GIORNO, L. L. C. S. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: a percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.

SANTOS, D. M. B. Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 254, p. 230-251, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3911

SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 4 jun. 2020.

XAVIER, A. R. et al. COVID-19: clinical and laboratory manifestations in novel coronavirus infection. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial [online]. 2020, v. 56 https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049.