A pandemia da COVID-19 e o sentido na vida: uma intervenção educacional
Contenu principal de l'article
Résumé
His study aimed to understand the perspectives of the meaning of life linked to the educational context during the COVID-19 pandemic. Fifteen professionals of a state public school in the city of João Pessoa-Paraíba participated in the intervention, being 3 second grade teachers, 9 High School teachers, 2 principals and 1 professional from the Administrative Sector of the School. The ages ranged from 27 to 63 years (M=41.2, SD=10.97), mostly Catholic and female. Its theoretical perspective was Logotherapy and Existential Analysis, therapy through meaning. The perspectives of the meaning of life were understood from three main elements: 1) Attitudes of school professionals towards the pandemic moment; 2) Considerations about self-perception and self-perception of life; and 3) Considerations about the meaning of life. Thus, it was possible to highlight the human characteristic of self-transcendence of existence that was more accentuated during the pandemic time.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
AQUINO, T. A. A.; DAMÁSIO, B. F.; SILVA, J. P. (orgs). Logoterapia e Educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010..
CHARCZUK, S. BiccaSustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 4 https://doi.org/10.1590/2175-6236109145.
FRANKL, V. E. (2007). Presença ignorada de Deus. São Leopoldo: Sinoidal; Petrópolis: Vozes.
FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2008.
FRANKL, V. E. O que não está escrito nos meus livros: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2010.
FRANKL, V. E. Psicoterapia e existencialismo: Textos selecionados em logoterapia. São Paulo: É Realizações, 2020.
FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 2019.
FREITAS, M. L. S. Pedagogia do Sentido: contribuições de Viktor Frankl para a educação. Ribeirão Preto/SP: Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl –IECVF, 2015.
LIMA, C. M. A. O. Information about the new coronavirus disease (COVID-19). Radiologia Brasileira [online]. 2020, v. 53, n. 2 https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1.
LUKAS, E. O sentido dos sonhos na psicoterapia em Viktor Frankl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S.l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271.
NORONHA, K. V. M. S et al. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2020, v. 36, n. 6. https://doi.org/10.1590/0102-311X00115320.
OLIVEROS, O. L.; KROEFF, P. Finitude e sentido da vida: a logoterapia no embate com a tríade trágica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
ORTIZ, E. M. Hacia uma prevención com sentido: bases del centro de prevención y investigación de la fundación aqui y ahora. Bogotá: Colectivo aqui y ahora, 2006
PIMENTEL, R. M. M.; DABOIN, B. E. G.; OLIVEIRA, A. G.; MACEDO JR, H. A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1 http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9976.
ROSA, B. O.; GIORNO, L. L. C. S. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: a percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.
SANTOS, D. M. B. Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 254, p. 230-251, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3911
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 4 jun. 2020.
XAVIER, A. R. et al. COVID-19: clinical and laboratory manifestations in novel coronavirus infection. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial [online]. 2020, v. 56 https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049.