Entre grades e oportunidades: investigando as representações sociais de professores sobre a ressocialização no sistema prisional
Contenido principal del artículo
Resumen
Objetivou-se analisar as representações sociais dos professores que trabalham no sistema prisional sobre a ressocialização dos detentos. Fundamentada na Teoria das Representações Sociais – fundada por S. Moscovici – e nos estudos críticos dos Direitos Humanos – apregoada por J. Herreira Flores e E. Dussel –, a pesquisa foi realizada em uma penitenciária estadual em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira envolveu um questionário Likert com 21 professores (U=29), seguida por entrevistas coletivas semiestruturadas com 5 deles, de modo sequencial. Os dados foram analisados utilizando o programa estatístico do Excel© e o software IRaMuTeQ. Os resultados revelaram uma diversidade de representações sociais entre os professores, que reconhecem desafios como a falta de recursos e o apoio institucional, mas também apontam o potencial transformador da educação. Eles se veem como agentes fundamentais no processo de ressocialização, ao mesmo tempo que destacam os conflitos que dificultam a plena efetivação desse processo.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ANTUNES, Ângela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2000.
APOSTOLIDIS, Thémis. Representações sociais e triangulação: uma aplicação em psicologia social da saúde. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, p. 211-226, 2006.
ARENDT, Hannah. A condição humana. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 13, 2016.
BEN ALAYA, Dorra et al. Pensamento social e a questão da racionalidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 50, p. 16-29, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Brasília, 2019. https://www.cnj.jus.br/wpcontent/uploads/conteudo/arquivo/2019/08/justica_em_numeros20190919.pdf. Acesso em maio 2022.
BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional. Depen atualiza dados sobre a população carcerária do Brasil. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/depen-lanca-paineis-dinamicos-para-consulta-do-infopen-2019. Acesso em: 1.º mar. 2022.
BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional. Disponível em: http://antigo.depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatorios-sinteticos/infopen-jun-2017-rev-12072019-0721.pdf. Acesso em: 1.º mar. 2022.
BRASIL. Lei 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília, DF, 1984. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 31 out. 2022.
CAMPOS, Pedro Humberto. As as praticas sociais e seu contexto. In: ROSO, Adriane (org.). Mundos sem fronteira: representações sociais e praticas psicossociais. Porto Alegre: Abrapso, 2022. p. 89-116.
CAMPOS, Pedro Humberto. Contexto e formação das representações sociais. 2023. No prelo.
CHAUÍ, Marilena. Sobre a violência: Escritos de Marilena Chaui, vol. 5. Autêntica, 2017.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.
COSTA, Marco A. B. Aluno ou detento? Sobre como o “procedimento” confronta a “autonomia”. In: 11.º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS – JURISDIÇÃO, REFORMAS PENAIS E PANDEMIA. De 11 a 13 de novembro de 2020. Anais... Porto Alegre, 2021. Disponível emchromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://editora.pucrs.br/edipurs/acessolivre/anais/congressointernacionaldecienciascriminais/assets/edicoes/2020/arquivos/152.pdf. Acesso em: 31 out. 2022.
COSTA, Marco A. B. Breve manual de sobrevivência para o professor no sistema prisional. In: RIBEIRO JÚNIOR, Humberto; ROSA, Rayane Marinho (org.). Olhares sobre o aprisionamento no Brasil. Estudos críticos e empíricos. Curitiba: CRV, 2023. p. 181-194.
DARKE, Sacha. Convívio e sobrevivência. Coproduzindo a ordem prisional brasileira. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021.
Doise, W. Représentations sociales et analyses de données Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. 1992
DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Autêntica, 2021.
DUSSEL, Enrique. Política de la liberación: vol. II: arquitectónica. Política de la liberación, p. 0-0, 2009.
GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Justiça. Secretaria de Educação. Plano estadual de educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional do Espírito Santo. Vitória, 2021. Disponível em https://sejus.es.gov.br/Media/Sejus/Arquivos%20PDF/PLANO_ESTADUAL_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_PARA_PESSOAS_PRIVADAS_DE_LIBERDADE_E_EGRESSAS_DO_SISTEMA_PRISIONAL_DO_ESPIRITO_SANTO%20-%202021.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
GALTUNG, Johan. Peace by peaceful means: Peace and conflict, development and civilization. Peace by Peaceful Means, p. 1-292, 1996.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e de grupos. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem, e som:um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 64-89.
HERRERA, Joaquín Flores. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Tradução Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Ed. Labor, 1976
JODELET, D. Representações sociais e mundos de vida. Curitiba (PR): Pucpres; Fundação Carlos Chagas, 2017
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. As políticas de educação para o sistema penitenciário. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, 2007.JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Sistema penitenciário brasileiro: a educação e o trabalho na política de execução penal. Petrópolis: De Petrus; Faperj, 2012.
LEBLANC, Jean-Marc. Proposition de protocole pour l’analyse des données textuelles: pour une démarche expérimentale en lexicométrie. Nouvelles perspectives en sciences sociales, v. 11, n. 1, p. 25-63, 2015.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2009.
NICOLELLIS, Maria Clara. Guerra às drogas e o vício punitivista: uma análise crítica à luz do princípio da proporcionalidade do direito penal brasileiro. 2023.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, 2007a.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar na prisão: o olhar de alunos e professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão. Espaço de construção de identidade para o homem aprisionado? In: ONOFRE, Elenice Cammarosano (org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EDUFscar, 2007b.
PIOVESAN, FLAVIA. Prefácio. In HERRERA, Joaquín Flores. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
SÁ, Celso. Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
SANTOS, André Felipe Costa; FONSECA, Debora Pereira Silva; BIASOLI, Karina Alves. Cultura de Paz: representações sociais de professores da EJA sobre a escola em contextos de violências. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 11150-11150, 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma concepção multicultural dos direitos humanos. Contexto Internacional, v. 23, n. 1, p. 7-34, 2001.SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUÍ, Marilena. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2016.
SOUSA, Clarilza Prado; NOVAES, Adelina. “A compreensão de subjetividade na obra de Moscovici”. In: Ens, Romilda Teodora; Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso; Behrens, Marilda Aparecida (orgs.). Representações sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. Curitiba/ São Paulo: Champagnat/ Fundação Carlos Chagas , 2013, pp. 21-36.
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Civilização Brasileira, 2022.
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Leya, 2018.
TORRES, Eli Narciso. Prisão, educação e remição de pena no Brasil: a institucionalização da política para a educação de pessoas privadas de liberdade. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.