Da abolição às ações afirmativas: a luta pela igualdade racial no Brasil e as contribuições do Serviço Social (From abolition to affirmative action: the struggle for racial equality in Brazil and the contributions...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.14i2.0004

Contenido principal del artículo

Tais Pereira de Freitas
Helen Barbosa Raiz Engler

Resumen

O presente texto objetiva apresentar um breve panorama histórico da luta da população negra pela igualdade racial no Brasil, destacando na contemporaneidade as ações afirmativas como parte desse processo e a necessidade do Serviço Social enquanto profissão eticamente comprometida com a transformação social mobilizar-se para o fortalecimento dessa luta. A partir de momentos históricos como a criação da Frente Negra Brasileira, do Teatro Experimental do Negro nas primeiras décadas do século XX e do Movimento Negro Unificado já na década de 1980, é traçada uma linha histórica que vai culminar na luta pelas ações afirmativas na primeira década do século XXI. Busca-se relacionar como o Serviço Social através de seu projeto ético político e considerando o histórico posicionamento em defesa das classes subalternas pode e deve contribuir para o fortalecimento dessa luta pela igualdade racial, uma das muitas faces da luta social na contemporaneidade. 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
FREITAS, T. P. de; ENGLER, H. B. R. Da abolição às ações afirmativas: a luta pela igualdade racial no Brasil e as contribuições do Serviço Social (From abolition to affirmative action: the struggle for racial equality in Brazil and the contributions...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.14i2.0004. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 14, n. 2, p. 221–230, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5238. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Tais Pereira de Freitas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda em Serviço Social. Pesquisadora do Grupo Mentalidades e Trabalho: do Local ao Global.

Helen Barbosa Raiz Engler, Faculdade de Ciências Humans e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Serviço Social. Professora no Curso de Graduação e Pós Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Coordenadora do Grupo "Mnetalidades e Trabalho: do Local ao Global"