Da abolição às ações afirmativas: a luta pela igualdade racial no Brasil e as contribuições do Serviço Social (From abolition to affirmative action: the struggle for racial equality in Brazil and the contributions...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.14i2.0004

Contenu principal de l'article

Tais Pereira de Freitas
Helen Barbosa Raiz Engler

Résumé

O presente texto objetiva apresentar um breve panorama histórico da luta da população negra pela igualdade racial no Brasil, destacando na contemporaneidade as ações afirmativas como parte desse processo e a necessidade do Serviço Social enquanto profissão eticamente comprometida com a transformação social mobilizar-se para o fortalecimento dessa luta. A partir de momentos históricos como a criação da Frente Negra Brasileira, do Teatro Experimental do Negro nas primeiras décadas do século XX e do Movimento Negro Unificado já na década de 1980, é traçada uma linha histórica que vai culminar na luta pelas ações afirmativas na primeira década do século XXI. Busca-se relacionar como o Serviço Social através de seu projeto ético político e considerando o histórico posicionamento em defesa das classes subalternas pode e deve contribuir para o fortalecimento dessa luta pela igualdade racial, uma das muitas faces da luta social na contemporaneidade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
FREITAS, T. P. de; ENGLER, H. B. R. Da abolição às ações afirmativas: a luta pela igualdade racial no Brasil e as contribuições do Serviço Social (From abolition to affirmative action: the struggle for racial equality in Brazil and the contributions...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.14i2.0004. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 14, n. 2, p. 221–230, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5238. Acesso em: 5 déc. 2025.
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Tais Pereira de Freitas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda em Serviço Social. Pesquisadora do Grupo Mentalidades e Trabalho: do Local ao Global.

Helen Barbosa Raiz Engler, Faculdade de Ciências Humans e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Serviço Social. Professora no Curso de Graduação e Pós Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Coordenadora do Grupo "Mnetalidades e Trabalho: do Local ao Global"