Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)

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Fabrício Oliveira da Silva
http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
Joana Maria Leôncio Núñez
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Resumen

Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. 

Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.

Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity

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Cómo citar
SILVA, F. O. da; NÚÑEZ, J. M. L.; RIOS, J. A. V. P. Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Asistente da UNEB, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologicas - DCHT Campus XVI.  Pesquisador do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade 

Joana Maria Leôncio Núñez, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotada no Departamento de Educação - Campus I. Pesquisadora do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade  

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO.

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