Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica.
Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.
Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
BAUMAN, Zygmunt., Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2010. Seção 1, p. 4.
BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira (Org.). O corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010. p. 83-111.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Os desafios da pesquisa biográfica em Educação. Trad. Livia Fialho Costa. In: SOUZA, E. C. (org.) Memória, (auto)biografia e diversidade: questão de método e trabalho docente, Salvador: EDUNEB, 2010.
DELORY-MOMBERGER. C. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. In: SOUZA, E. C. (Org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 43- 58.
DOMINICÉ, P. L’histoire de vie comme processus de formation. Paris: Éditions L’Harmattan, 1990.
DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FARIAS, I.M.S. et al. Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão. In.: FARIAS, I.M.S. Didática e docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber livros, 2008. 179p.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. p. 231-249.
GARCIA, Carlos Marcelo. Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. 3ed.Campinas: Papirus, 2006.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, 1999.
LOURO, G.L. O currículo e as diferenças sexuais e de gênero. In: COSTA, M.V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: dp&a, 2011. p. 85-92.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa : Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. O regresso dos professores. In: Repositório da Universidade de Lisboa. Conferência: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2007. p. 21-28.
RIOS, J. A. V. P. Entre a roça e a cidade: identidades, discursos e saberes na escola. 2008. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11124>. Acesso em: 25 out. 2017.
SILVA, A. L.; FIGUEREDO, C. de S.; SALES, M.; COSTA, M.; COELHO, P. J. Da iniciação à docência: ressignificando a profissão docente. In:. (Orgs) SILVA, A. L.; FIGUEREDO, C. de S.; SALES, M.; COSTA, M.; COELHO, P. J. Da iniciação à docência: ressignificando a profissão docente. Salvador, Editora EDUNEB, 2016. p. 17-25.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-503, set./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424>. Acesso em: 15 set. 2017.