Movimento Estudantil e Dimensão Político-Organizativa: um debate necessário na formação profissional em Serviço Social (Student Movement and Political-Organizational Dimension: a necessary debate in professional training in Social Work)
Contenu principal de l'article
Résumé
As reflexões neste artigo referem-se às experiências dos/as autores/as no Movimento Estudantil em Serviço Social (MESS), registradas em uma pesquisa de Iniciação Científica1 , cujo objetivo foi compreender o que os/as estudantes do curso de Serviço Social pensam e conhecem acerca desse Movimento Estudantil, enquanto dimensão político-organizativa, durante a formação profissional, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A pesquisa, cuja análise fora calcada no método dialético crítico, foi realizada com estudantes matriculados/ as do 5º ao 8º período do curso e a coleta de dados feita através da aplicação de questionário fechado. Os resultados apontaram síntese da realidade concreta expressa nas vozes dos sujeitos da pesquisa, os quais significam o MESS como necessário para a organização política da categoria, bem como para o fortalecimento das lutas sociais e do projeto ético-político hegemônico do Serviço Social.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.