A disciplina de “Arte e estética nas Relações Internacionais”: Movimentos teórico-práticos extracotidianos
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Résumé
Este artigo visa descrever o trajeto de construção da disciplina “Arte e Estética nas Relações Internacionais”, seus objetivos e como ocorreu a interação em sala de aula. Para tanto, iniciamos com uma discussão teórica
sobre o papel da arte e da estética no ensino das Relações Interacionais e, em seguida, apresentamos a estruturação e o desenvolvimento do minicurso “Arte e Relações Internacionais”, que serviu de estímulo para o surgimento da disciplina. Por fim, abordaremos como se deu a disciplina, bem como a percepção dos estudantes sobre ela, para isso foi aplicado o modelo “aberto” de entrevista. Além disso, o presente texto está baseado na metodologia de pesquisa-ação – em particular na observação participante –, cuja investigação é instrumentalizada para compreender, desenvolver e aprimorar a prática; nesse caso, almeja-se aprimorar práticas pedagógicas alternativas no ensino das Relações Internacionais, fortalecendo a lógica de construção da paz por meio das artes.
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