O papel do Serviço Social num serviço de apoio domiciliário em tempos de pndemia - uma experiência no contexto português
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Résumé
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre as adaptações e as medidas tomadas pela Direção e os Colaboradores de um SAD- Serviço de Apoio Domiciliário, durante a Pandemia Covid-19, particularmente entre 13 de março e 31 de maio de 2020. O estado de emergência foi declarado em território português em março de 2020, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública e de forma a permitir que se adotasse medidas necessárias à contenção da propagação da doença COVID-19. Neste sentido, face às necessidades e às especificidades dos/das beneficiários/as do Serviço de apoio domiciliário, esta resposta social não teve oportunidade de entrar em confinamento ou fechar as suas portas. Perante esta realidade, toda a planificação e organização das atividades, as estruturas das relações sociais e operacionais exigiram que a Instituição executora do SAD e os seus recursos humanos, se adaptassem a novos modelos de atuação e intervenção social. Estas alteração surgiram pelas adversidades e desafios causados pelo distanciamento socio relacional e profissional, como forma de evitar do contágio do vírus SARS-CoV-2 e respeitar as Diretrizes emanadas pela da (DGS) Direção Geral da Saúde de Portugal. Para a realização deste trabalho, optou-se por recorrer à metodologia qualitativa, centrado num estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados a observação participante e a análise documental. Pelos dados, recolhidos, constatou-se que a dedicação, a motivação e a determinação foram os principais fatores para manter a intervenção social, garantir serviços de qualidade e contribuir para reforçar o papel da instituição junto da comunidade.
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