ODS nas instituições de ensino superior: revisão sistemática utilizando o Método Prisma
Contenu principal de l'article
Résumé
Este estudo apresenta um estudo bibliométrico acerca dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no ensino superior. O objetivo principal desse artigo é desenvolver uma revisão sistemática da literatura pelo método PRISMA sobre ODS e o ensino superior. O problema de pesquisa envolveu: quais resultados e conclusões destacam-se nos estudos recentes sobre ODS no ensino superior? A metodologia utilizou-se do método PRISMA, onde foram selecionados 24 artigos relevantes e enquadradas nos critérios de elegibilidade e de inclusão. Como resultados das análises, observou-se que embora encontre-se um número significativo de estudos frente aos ODS nas universidades, a temática ainda carece de mais estudos e principalmente de políticas que possibilitem a construção de saberes e ações práticas voltadas para o cumprimento da agenda 2030. Ademais, o estudo concluiu que a extensão universitária e políticas internas das universidades podem contribuir significativamente com o avanço no cumprimento da Agenda 2030 e nas pesquisas científicas na área.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
ADHIKARI, D. R.; SHAH, B. B. The state of the art in the incorporation of sustainable development goals in Nepalese Universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 22, n. 6, p. 1373–1401, 1 jan. 2021.
ALM, K.; MELÉN, M.; AGGESTAM-PONTOPPIDAN, C. Advancing SDG competencies in higher education: exploring an interdisciplinary pedagogical approach. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 6, p. 1450–1466, 2021.
ALONSO-BECERRA, A.; BAÑOS-MARTÍNEZ, M. A.; COLUMBIÉ-SANTANA, M. Los objetivos de desarrollo sostenible desde la proyección estratégica de la educación superior. Ingeniería industrial, v. 42, n. 1, 2021.
BLAKA, R. D. F. C.; VARGAS, L. P.; MARCHESAN, J. ENSINO PROFISSIONALIZANTE, AGENDA 2030 E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SC. Educação em revista, v. 38, 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/legislacao/constituicao-federal Acesso em: 21 mai. 2023.
CHANKSELIANI, M.; MCCOWAN, T. Higher education and the Sustainable Development Goals. High Educ, Michigan, v. 8, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10734-020-00652-w Acesso em: 7 mai. 2023.
COLLADO-RUANO, J.; SEGOVIA-SARMIENTO, J.; SILVA-AMINO, D. EDUCACIÓN, POBREZA Y GÉNERO: ANÁLISIS INTERCULTURAL Y DECOLONIAL EN LA REGIÓN ANDINA. Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 51, 2021.
CRAWFORD, J.; CIFUENTES-FAURA, J. Sustainability in Higher Education during the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review. Sustainability (Basel, Switzerland), v. 14, n. 3, p. 1879, 2022.
DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624–633, 2018.
DONATO, H.; DONATO, M. Stages for Undertaking a Systematic Review. Acta Médica Portuguesa, n. 32, v.3, p. 227-235, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.20344/amp.11923
FIOREZE, C. As universidades comunitárias e os ODS: entre o compromisso com o bem público e a submissão ao mercado. Perspectiva (Florianópolis, Brazil), v. 40, n. 3, 2022.
FURTADO, R. H. F.F. El rol de las Clínicas jurídicas en la implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): experiencias desde la Universidad de Oviedo. Revista de educación y derecho, v. Special 1, n. 1 Extraordinario, p. 239–258, 2021
FORPROEX. Política Nacional de Extensão universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
GARCÍA-ARCE, J. G.; PÉREZ- RAMÍREZ, C. A.; GUTIÉRREZ BARBA, B. E. Objetivos de Desarrollo Sustentable y funciones sustantivas en las Instituciones de Educación Superior. Revista electronica actualidades investigativas en educación, v. 21, n. 3, p. 1–34, 2021.
HANSEN, B.; STILING, P.; UY, W. F. Innovations and challenges in SDG integration and reporting in higher education: a case study from the University of South Florida. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 5, p. 1002–1021, 2021.
KOK, K. P. W. et al. Unraveling the politics of ‘doing inclusion’ in transdisciplinarity for sustainable transformation. Sustainability science, v. 16, n. 6, p. 1811–1826, 2021.
LEAL FILHO, W. et al. Integrating the Sustainable Development Goals into the strategy of higher education institutions. International journal of sustainable development and world ecology, v. ahead-of-print, n. ahead-of-print, p. 1–12, 2023.
LEAL FILHO, W. et al. Reinvigorating the sustainable development research agenda: the role of the sustainable development goals (SDG). International Journal of Sustainable Development & World Ecology, UK, v. 25, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13504509.2017.1342103?journalCode=tsdw20 . Acesso em: 7 mai. 2023.
LIBERATI, A. et al. The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration.PLoS Med, n. 6, v. 7: e1000100, 2009. doi: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000100 Acesso em: 7 mai. 2023.
MAWONDE, A.; TOGO, M. Challenges of involving students in campus SDGs-related practices in an ODeL context: the case of the University of South Africa (Unisa). International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 7, p. 1487–1502, 2021.
NOGUER-JUNCÀ, E.; CRESPI-VALLBONA, M. Perspectiva de género en la educación universitaria: el caso de los grados en turismo en Cataluña. RIMCIS : international and multidisciplinary journal of social sciences, v. 10, n. 2, p. 81–111, 2021.
ONU. Global Sustainable Development Report 2019: The Future is Now- Science for Achieving Sustainable Development. United Nations, New York, 2019. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/24797GSDR_report_2019.pdf Acesso em: 7 mai. 2023.
PACHECO, E. O novo momento da educação profissional brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/educapro_080909.pdf Acesso em: 16 abr. 2023.
PAGE, Matthew J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 46, p. e112, 2023.
PEREIRA, M. T. SUSTENTABILIDADE COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). Educação em revista, v. 38, 2022.
RAJABIFARD, A. et al. Applying SDGs as a systematic approach for incorporating sustainability in higher education. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 6, p. 1266–1284, 2021.
SERAFIM, M. P.; LEITE, J. P. DE A. O papel das Universidades no alcance dos ODS no cenário do “pós”-pandemia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 2, p. 343–346, 2021.
SHABALALA, L. P.; NGCWANGU, S. Accelerating the implementation of SDG 4: stakeholder perceptions towards initiation of sustainable community engagement projects by higher education institutions. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 7, p. 1573–1591, 2021.
SILVEIRA, C. et al. Materiais lúdico-educativos sobre as Mulheres Cientistas do Coronavírus e o alcance da Divulgação Científica. Extensão em Foco, n. 23, 2021.
SKLAIR, L. The corporate capture of sustainable development and its transformation into a ‘good Anthropocene’ historical bloc. Civitas (Porto Alegre, Brazil), v. 19, n. 2, p. 296–314, 2019.
SOUSA, M. S. C.; RODRIGUES, W.; CANÇADO, A. Os rankings acadêmicos e suas relações com os ODS: estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. Colóquio (Taquara.), v. 19, n. 1, p. 281–292, 2021.
STEFANI, S. R.; DELGADO, C. METRICS OF ORGANIZATIONAL SUSTAINABILITY: A SYSTEMATIC REVIEW WITH THE PRISMA METHOD. Revista Gestão em Análise, v. 10, n. 3, p. 204–219, 2021.
TOGO, M.; GANDIDZANWA, C. P. The role of Education 5.0 in accelerating the implementation of SDGs and challenges encountered at the University of Zimbabwe. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 22, n. 7, p. 1520–1535, 1 jan. 2021.
TRIBECK, P. M. DE A. Tecnologia Social e ensino superior: uma análise dos projetos extensionistas (2015-2018) de uma universidade pública. Tese. 11 jul. 2022. Disponível em http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3698
TRIBECK, P. M. DE A.; RENZCHERCHEN, A. T.; STEFANI, S. R. Objetivos de desenvolvimento sustentável:
um panorama geral dos ODS e o compromisso das instituições de ensino superior no Brasil. In.:
STEFANI, S. R., TRIBECK, P. M. DE A.; RENZCHERCHEN, A. T. (org.) Os objetivos de desenvolvimento Sustentável: uma visão interdisciplinar. 1º ed. Curitiba: CRV, 2024. P 11-18. Disponível em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38545-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavelbruma-visao-interdisciplinar Acesso em: 21 mai. 2024.