Refletindo sobre a tríade: formação, competência e atribuição do assistente social (Reflecting on triade: formation, competence and attribution of the social worker) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0008
Contenu principal de l'article
Résumé
Considera-se importante a refl exão contínua sobre a formação, competências e atribuições específicas e privativas do assistente social, porque se parte do entendimento de que tal reflexão não emerge de referências abstratas e idealizadas, aprioristicamente colocadas, mas do próprio contexto no qual está inserido o Serviço Social e que se encontra em evolução histórica permanente. Este estudo se configura como qualitativo, exploratório e bibliográfico. Os resultados apontam que assim como a realidade social se apresenta sob diferentes matizes dependendo do rearranjo do capitalismo, o Serviço Social como profissão inserida neste contexto societário não pode perder de vista a necessidade de contínua revisão ontológica, sob a pena de distanciar-se daquilo que está instituído em seu Projeto Ético-Político.
Palavras-chave: Formação. Competência. Atribuição.
Abstract: It is considered important the continuous reflection on the formation, competences and assignments specifi cs and private of social worker because they share the view that such reflection does not emerge from abstract references and idealized aprioristically placed, but the very context in which it is inserted and Social Services which is in permanent historical evolution. This study is configured as a qualitative, exploratory and literature. The results show that as the social reality presents itself in different hues depending on the rearrangement of capitalism, the Social Work profession inserted in this societal context can not lose sight of the need for continuous review under penalty of ontological distance themselves what is established in its Project Ethical-Political.
Keywords: Formation. Competence. Assignment.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.