Considerações sobre a trajetória histórica da formação profi ssional no Brasil de 1940 a 1990 (Historical considerations on the trajectory of vocational training in Brazil from 1940 to 1990). Doi: 10.5212/Emancipacao.v.11i1.0003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é parte integrante da pesquisa intitulada “Reflexões sobre a relação entre Educação e trabalho no contexto da formação profissional”. Seu eixo norteador é a busca pela compreensão da construção histórica da formação profissional no Brasil, em especial, na década de 1990. Portanto, analisaremos no presente trabalho as políticas existentes frente à profissionalização do trabalhador desde meados da década de 1940 – período em que a Educação sofre algumas reformas e no qual temos também o surgimento do SENAC e do SENAI para dar suporte educacional, visando atender à demanda do capital – até o término da década de 1990, identificando a construção política do Ensino Médio no Brasil e os interesses do sistema capitalista, implícitos nessas reformulações.
Palavras-chave: Ensino profissionalizante. História da Educação. Políticas educacionais.
Abstract: This article is part of a research entitled “Reflections about the relationship between education and work in the context of professional education”. It seeks to understand the historical development of professional education in Brazil, especially in the 1990s. Therefore, the article analyzes the politics towards the training of workers since the 1940s – a time when education underwent reforms, and institutions such as SENAC and SENAI emerged to give educational support to workers in order to meet the demands of capitalism – until the end of the 1990´s. The article also seeks to identify the political development of secondary education in Brazil and the interests of the capitalist system on these reforms.
Keywords: Professional Education. History of Education. Educational policies.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.