O Red Bull Paranauê sob uma ótica Folkcomunicacional: reflexões de patrimônio, identidade e competição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0009

Resumen

RESUMO Consideram-se os processos de globalização e mundialização (ORTIZ, 2013, 2009) e os apelos midiático e mercadológicos que configuram as atuais circunstâncias em que a cultura e o mercado se cruzam. Logo, reflete-se sobre o evento esportivo Red Bull Paranauê, ocorrido no Brasil no ano de 2017 e 2018, destacando a Capoeira enquanto Patrimônio Imaterial e a projeção construída pela competição esportiva. Discute-se, com base na concepção de folkmarketing (LUCENA FILHO, 2007), as implicações do Red Bull Paranauê sobre os aspectos de identidade e cultura. Evidencia-se, ainda, vozes de capoeiristas que se posicionam de modos distintos sobre o fenômeno da mundialização da Capoeira e a suas projeções midiáticas. Embora se reconheça uma determinada visibilidade mundial da Capoeira e dos capoeiristas brasileiros, preocupa-se com os efeitos futuros de uma perspectiva exclusivamente competitiva. PALAVRAS-CHAVE Capoeira; Red Bull Paranauê; Folkmartketing; Patrimônio imaterial; Identidade.

Biografía del autor/a

Ana Carmem do Nascimento Silva

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-graduação Estudos de Mídia (UFRN), e Graduada em Jornalismo (UFRN).

Beatriz Lima de Paiva

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ECOMSUL Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura.

Publicado

2018-07-25

Cómo citar

SILVA, A. C. do N.; PAIVA, B. L. de. O Red Bull Paranauê sob uma ótica Folkcomunicacional: reflexões de patrimônio, identidade e competição. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 145–162, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19125. Acesso em: 21 nov. 2024.