O Red Bull Paranauê sob uma ótica Folkcomunicacional: reflexões de patrimônio, identidade e competição
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0009Resumo
RESUMO Consideram-se os processos de globalização e mundialização (ORTIZ, 2013, 2009) e os apelos midiático e mercadológicos que configuram as atuais circunstâncias em que a cultura e o mercado se cruzam. Logo, reflete-se sobre o evento esportivo Red Bull Paranauê, ocorrido no Brasil no ano de 2017 e 2018, destacando a Capoeira enquanto Patrimônio Imaterial e a projeção construída pela competição esportiva. Discute-se, com base na concepção de folkmarketing (LUCENA FILHO, 2007), as implicações do Red Bull Paranauê sobre os aspectos de identidade e cultura. Evidencia-se, ainda, vozes de capoeiristas que se posicionam de modos distintos sobre o fenômeno da mundialização da Capoeira e a suas projeções midiáticas. Embora se reconheça uma determinada visibilidade mundial da Capoeira e dos capoeiristas brasileiros, preocupa-se com os efeitos futuros de uma perspectiva exclusivamente competitiva. PALAVRAS-CHAVE Capoeira; Red Bull Paranauê; Folkmartketing; Patrimônio imaterial; Identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.