Pesquisa de Folkmarketing:

ferramenta indispensável para gestão de negócios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0008

Resumen

Este artículo aborda la importancia del uso del Folkmarketing en el contexto empresarial y de la necesidad de que las organizaciones gestionen el marketing cultural en escenarios de negocios. El sistema de información de marketing asume un papel importante en el monitoreo de los resultados de la empresa, buscando y captando, evaluando y seleccionando, tratando, condensando, indexando, analizando, interpretando, clasificando, almacenando, recuperando, transmitiendo y difundiendo datos e información de los ambientes externo e interno, pertinentes y relevantes para la toma de decisiones en el mundo de los negocios. El Folkmarketing, un recorte de la teoría de la Folkcomunicación, parte del supuesto de que las manifestaciones culturales agregan valor a la comunicación de la organización ante el público objetivo y, como consecuencia, requieren prerrogativa mercantil.

Biografía del autor/a

ANA PAULA ALMEIDA MIRANDA, 61999818283

Jornalista (12143/DF) e Publicitária (864/DF) - Bacharel em Comunicação Social (2010), Especialista em Marketing (2013) - MBA em Gestão de MKT, Mestre em Comunicação (2018). Doutoranda em Comunicação (PUC-RS/2021). Escritora. Pesquisadora de comunicação mercadológica. Sócia da Rede Folkcom. Exerceu atividade de Assessoria em Comunicação / Imprensa na Fundação Astrojildo Pereira -FAP, na Secretaria de Articulação Nacional - SAN, representação do Governo de Santa Catarina em Brasília. Atualmente está assessora de comunicação na Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de Consultoria de Comunicação Estratégica, com ênfase em marketing político, comunicação organizacional, planejamento estratégico, publicidade corporativa, e endomarketing para pequenas empresas. Esteve docente da Graduação em Comunicação Social no Centro Universitário Estácio de Brasília para as habilitações: Publicidade e Propaganda e Jornalismo (2014/2017). Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e ministrou as seguintes disciplina: Planejamento e Gestão do Processo Publicitário (PGPP), Introdução às Profissões em Comunicação, Comunicação e Política, Projeto Experimental Planejamento de Campanha, Projeto Experimental Promoção de Vendas e Merchandising, Projeto Experimental Campanha de Produto, Projeto Experimental Plano de Negócio em Comunicação, Planejamento e Organização de Eventos, Comunicação e Fundamentos de Marketing. É membro do Movimento de Comunicadores do Brasil (MCB). Está Diretora de Comunicação da Associação de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP) - trabalho voluntário. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de estudo: Comunicação e Cultura Popular, Comunicação Organizacional, Publicidade Institucional e Publicidade Comercial e Economia criativa. Foi finalista do Concurso: Professor IMPRENSA pela Região Centro-oeste (Dez. 2016). Possui capacidade de assumir riscos, boa comunicação e oratória, gerenciamento de recursos, capacidade de motivação, organização e planejamento, perseverança e constância, trabalho em equipe liderança. E-mail: paulamiranda.comunicacao@gmail.com Telefone / WhatsApp: (61) 999818283

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Publicado

2022-07-23

Cómo citar

MIRANDA, A. P. A.; DORNELLES, B. . Pesquisa de Folkmarketing: : ferramenta indispensável para gestão de negócios. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 143–158, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20578. Acesso em: 22 nov. 2024.