Cordel como estética de resistência en Arida: backland’s awakening
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i50.0003Resumen
Este artículo, parte de mi trayectoria hacia la maestría, tiene como objetivo investigar si un videojuego puede ser comprendido como una obra que se contrapone a las narrativas convencionales de la industria cultural. Para ello, se analiza el uso del cordel y de la oralidad sertaneja en dos producciones que dialogan con la cultura del nordeste brasileño: la película Dios y el Diablo en la Tierra del Sol (1964), de Glauber Rocha, y el videojuego brasileño Árida: El Despertar del Sertón (2019). La propuesta es comprender cómo el juego construye discursos alternativos a la narrativa hegemónica de la industria de los videojuegos mediante elementos enraizados en la tradición popular del sertón.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.




















