Comunicação, cultura e ciberespaço: Análise sobre o papel educativo do projeto folkmidiático Cordel Animado!
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0009Resumo
O presente trabalho visou analisar como o projeto Cordel Animado! contribui para a educação infantil, a partir de uma mídia popular nordestina, o cordel, vinculada a uma mídia global, a internet, gerando um produto folkmidiático. O projeto estudado, de autoria das irmãs pernambucanas Mariane Bigio e Milla Bigio, é veiculado, desde 2014, através de blog pessoal e de canal no youtube. Neles são colocadas narrativas de cordéis infantis e de cunho educativo construídas com música, sonoplastia e interpretação teatral. Para a feitura da pesquisa, utilizamos como bases teóricas principais a Teoria da Folkcomunicação, da Educomunicação e da Educação Popular. A metodologia de cunho qualitativo se configurou nas etapas de pesquisa bibliográfica, bem como nas de análise e observação das práticas educativas e comunicacionais dos conteúdos disponíveis na internet. A partir deste aporte teórico- metodológico, concluímos que o projeto político-pedagógico de Cordel Animado! apoia-se em princípios democráticos, inclusivos e populares, fomentando a formação cidadã das crianças. Cordel; Educação; Folkomunicação; Cultura; Cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.